F1: Massa diz que Leclerc é o ‘homem-chave’ na Ferrari – F1Mania
O ex-piloto de Fórmula 1, Felipe Massa, que atualmente corre na Stock Car brasileira, acredita que Charles Leclerc pode fazer pela Ferrari o que Max Verstappen está fazendo na Red Bull e Lewis Hamilton fez pela Mercedes, classificando o piloto monegasco como o ‘homem-chave’ da Scuderia.
Na temporada passada, depois de dois anos sem uma única vitória na F1, a Ferrari voltou a lutar na ponta do grid.
Leclerc conquistou duas das três primeiras vitórias da temporada, Bahrein e Austrália, para ficar no topo da classificação de pilotos, mas, apesar de somar uma terceira mais tarde na Áustria, ele não foi capaz de lutar pelo título, porque suas esperanças de campeonato foram desfeitas por problemas de confiabilidade e estratégias malfeitas.
Ele terminou a temporada como vice-campeão, mas distante de Verstappen na pontuação, enquanto seu companheiro de equipe, Carlos Sainz, foi o quinto depois de conquistar sua primeira vitória na F1 no GP da Inglaterra.
Mas enquanto o então chefe da equipe, Mattia Binotto, estava tendo que lidar com a implosão da temporada da Ferrari, ele também teve que lidar com questões sobre como a Ferrari não estava apoiando Leclerc na luta pelo título, dada sua vantagem sobre Sainz.
Essa é uma pergunta que o novo chefe da equipe, Fred Vasseur, já fez este ano, mesmo antes do início da temporada. Ele flou à imprensa: “O que está claro é que o objetivo é vencer com a Ferrari, não haverá número um ou número dois. Mas se em algum momento tiver que agir, eu agirei.”
Massa acredita que quando chegar a hora, o francês terá que fazer a escolha, com o brasileiro acreditando que Leclerc será o único com chances reais de lutar pelo título com a Ferrari.
“O carro deve ter sucesso e a equipe funcionar bem, o resto deve ser feito pelos pilotos”, disse Massa ao Corriere dello Sport. “Depois de cinco ou seis corridas, você entende quem está liderando o time. No ano passado, depois de três GPs, tudo já estava claro.”
“Sainz foi melhor no primeiro ano, mas o carro não era competitivo. Quando o carro estava forte em 2022, Charles estava claramente no topo. Se ele fizer o mesmo este ano, será difícil para Carlos recriar a situação de 2021.”
Massa acrescentou: “Leclerc é um dos maiores pilotos da Fórmula 1 para mim, um homem-chave na Ferrari, como Max Verstappen é na Red Bull e como Lewis Hamilton foi para a Mercedes.”
Vasseur também foi questionado em sua primeira entrevista à imprensa como chefe da equipe Ferrari, sobre os contratos de seus pilotos, ambos se encerrando no final da temporada 2024, e ele deixou claro que não quer se preocupar com isso agora.
“Para mim hoje esta não é a prioridade número um”, disse Vasseur. “Temos que começar a temporada muito bem, então haverá tempo para o resto, acho que seria um erro começar as negociações em um momento em que a prioridade é outra”, acrescentou.
Mas com a Mercedes já tendo dito que poderia considerar Leclerc como companheiro de equipe de George Russell, quando Hamilton se aposentar, Massa acredita que Vasseur deveria convencer o monegasco a um novo contrato de longo prazo, antes das férias no meio deste ano.
“Se eu estivesse na função de Fred Vasseur, me dedicaria ao carro e à equipe agora, e no meio do campeonato proporia uma renovação de contrato para Leclerc”, concluiu Massa.
Notícias mais recentes
31/01 – Haas (pintura)
03/02 – Red Bull
06/02 – Williams (pintura)
07/02 – Alfa Romeo
11/02 – AlphaTauri
13/02 – Aston Martin
13/02 – McLaren
14/02 – Ferrari
15/02 – Mercedes
16/02 – Alpine
2002 – 2023 F1Mania – Mania de Velocidade. Copyright. Todos os Direitos Reservados. Política de Privacidade – Termos e Condições
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.