Baixo Sul ganhará Hospital Regional e governo anuncia mais investimentos na saúde de Gandu.

0
258

Para Gandu, a Sesab anunciou através da secretária Roberta Santana, a implantação de um programa de saúde de incentivo aos hospitais locais e complementares para suporte de partos de urgência e emergência 24 horas, no município.

Publicado em 04/12/2023 14:45 – Atualizado em 04/12/2023 14:56

O governo do estado anunciou nesta segunda (4), durante uma reunião na Sesab com prefeitos (as), secretários (as) de saúde e a secretária estadual da saúde, Roberta Santana, a construção do Hospital e Maternidade Regional do Baixo-Sul (HRBS) e mais investimentos na área de saúde em Gandu. O sonho antigo da região será instalado na cidade de Valença. Segundo a secretária estadual da saúde, a cidade foi escolhida por conta de viabilidade técnica e por se tratar do maior município da região, com quase 100 mil habitantes.

Ainda de acordo com a Sesab, o Hospital e Maternidade Regional do Baixo-Sul será uma unidade de saúde de alta complexidade e atendimento de partos de alto risco e vai atender os 15 municípios que compõem a região. O HRBS ficará às margens da BA 001, terá capacidade para 141 leitos de UTI e outros suportes avançados. O início da obra ainda não foi definido pelo governo do estado.

O anúncio foi recebido com entusiasmo pelos prefeitos da região, uma vez que esse era um desejo antigo dos moradores do baixo-sul. Atualmente, a região conta com mais de 360 habitantes e os prodecimentos de média e alta complexidade são enviados para os hospitais de Itabuna, Ilhéus, Santo Antônio de Jesus e Jequié, com a construção do hospital regional a expectativa é que as demandas de saúde sejam atendidas na própria localidade.

Para Gandu, a Sesab anunciou através da secretária Roberta Santana, a implantação de um programa de saúde de incentivo aos hospitais locais e complementares para suporte de partos de urgência e emergência 24 horas, no município. “O governador deve lançar nos próximos dias o programa materno por meio de adesão e Gandu será beneficiado. São mais de 130 municípios beneficiados, esse é um propósito, uma conquista nossa e cada pessoa vai poder nascer no seu município”, destacou.

ASCOM/Prefeitura de Gandu.

Leave a reply