A complexa reforma na política de asilo da União Europeia – Yahoo Noticias

0
35

Oito anos após a crise dos refugiados em 2015, a União Europeia segue tentando realizar uma reforma na sua política de asilo mediante o novo aumento na chegada de imigrantes ao continente.
O posicionamento da extrema direita em vários países europeus é um dos fatores que mais dificulta as perspectivas de um consenso sobre como distribuir da melhor forma as responsabilidades dentro do bloco para receber as solicitações de asilo.
A questão migratória e a extradição de imigrantes irregulares aos seus países de origem estarão na pauta da reunião dos ministros do Interior na quinta-feira (26), na Suécia.
O país detém a presidência semestral do Conselho da UE e, portanto, lidera as negociações sobre assuntos europeus até o final de junho.
A Suécia, que até 2015-2016 tinha uma das políticas de asilo mais generosas do continente, agora conta com uma aliança inédita com o partido de extrema direita Democratas Suecos (SD).
O acordo majoritário entre os três partidos no poder e o SD “reforça ainda mais a abordagem restritiva” à imigração adotada pelo governo social-democrata anterior, disse à AFP Bernd Parusel, do Instituto Sueco de Estudos Políticos Europeus.
Com o objetivo de “reduzir a imigração tanto quanto possível”, o atual governo e seus aliados “certamente não vão querer um compromisso (europeu) que aumente o número de requerentes de asilo na Suécia”, acrescenta.
– Não ao “acolhimento obrigatório” –
“Não temos nenhum problema com a cooperação no controle de fronteiras ou na luta contra a imigração ilegal em nossa região, mas está evidente que não queremos o acolhimento obrigatório de imigrantes”, disse Ludvig Aspling, deputado e porta-voz do Democratas Suecos em questões de migração, à AFP.
Neste momento, a presidência sueca do Conselho da UE quer trabalhar para aumentar o número de devoluções de imigrantes irregulares. Na prática, a entidade executa apenas 20% das decisões sobre este “regresso”.
Alguns aspectos do Pacto sobre Migração e Asilo apresentado pela Comissão Europeia em setembro de 2020 chegaram a avançar, em particular a extensão do escopo do Eurodac, o banco de dados europeu que contém as impressões digitais de imigrantes irregulares e solicitantes de asilo. Mas parece improvável que o acordo seja implementado antes das eleições europeias de 2024, como havia sido prometido pelo Parlamento e Conselho da UE.
O maior impasse na questão é a reforma do chamado sistema de Dublin, que determina a distribuição dos solicitantes de asilo entre os países do bloco, e segue travado.
“Neste ponto, podemos ver que ainda há um profundo desacordo entre os Estados-membros”, diz Helena Hahn, especialista em migrações do Centro Europeu de Políticas (EPC).
Os países do Mediterrâneo que questionam este sistema, no qual o país de chegada do imigrante é responsável por cuidar do seu pedido de asilo, pedem a “recolocação” destes solicitantes em outros países da UE.
Já as nações do norte do continente estão preocupadas com o movimento secundário da chegada de solicitantes de asilos já registrados em outros países do bloco ou cujas solicitações de acolhimento tenham sido negadas.
A necessidade de uma reforma no sistema é acentuada devido ao aumento do número de imigrantes na UE, que em 2022 teve 330 mil “entradas irregulares”, o nível mais alto desde 2016, segundo a agência Frontex.
No mesmo ano, foram registradas cerca de 924 mil solicitações de asilo, o que representa um aumento de 50% em relação ao ano anterior, de acordo com a comissária europeia do Interior, Ylva Johansson, que informou que a UE atualmente acolhe cerca de quatro milhões de refugiados da Ucrânia.
“Isso coloca nossos sistemas sob grande pressão”, reconheceu a política sueca.
map-alm/pc/zm/yr
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Após dois anos, o Relógio do Juízo Final, instrumento simbólico que desde 1947 indica o quão perto da extinção a humanidade se encontra, moveu seus ponteiros. A Guerra da Ucrânia fez com que o mundo chegasse a 90 segundos da meia-noite que simboliza o apocalipse, o mais crítico índice de sua história. A nova medição foi revelada nesta terça (24) pelo Boletim dos Cientistas Atômicos, entidade não governamental americana que é uma das referências globais em não prolife
MADRI, ESPANHA (FOLHAPRESS) – Cinco dias após a prisão de Daniel Alves, 39, em Barcelona, na Espanha, acusado de estuprar uma jovem de 23 anos no banheiro de uma boate, as informações reveladas a conta-gotas pelas investigações pioram a situação do jogador brasileiro a cada dia. Saiba como está o caso até agora. 1. A PRISÃO Na semana passada, a morte da mãe da modelo espanhola Joana Sanz, com quem Alves é casado desde 2017, fez com que o jogador pedisse dispensa de seu time no México e viajasse
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Quando "Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo" chegou aos cinemas —em março, nos Estados Unidos, e em junho, no Brasil— provavelmente nem as mamães dos diretores, os Daniels, imaginavam que o filme seria o principal destaque no anúncio de indicações do Oscar, que aconteceu na terça (24). Impulsionado pelas 11 nomeações da Academia —incluindo melhor filme, diretor, atriz (Michelle Yeoh) e roteiro original—, o longa volta ao cinema com uma sessão diária na sala 3 do Petra
Banco tinha dois contratos com a empresa no valor total de R$ 2,403 bilhões, segundo documentos obtidos pelo GLOBO
PARIS (Reuters) – A agência cultural das Nações Unidas, a Unesco, disse nesta quarta-feira que designou o centro histórico de Odesa, uma cidade portuária estratégica na costa do Mar Negro da Ucrânia, Patrimônio Mundial em perigo. O status, concedido por uma reunião do painel da Unesco em Paris, tem o objetivo de ajudar a proteger o patrimônio cultural de Odesa que está ameaçado desde a invasão russa da Ucrânia, e permitir o acesso a ajuda financeira e técnica internacional.
CIDADE DO MÉXICO (Reuters) – Mercados emergentes menores não estão mais sob risco de enfrentar uma crise de dívida soberana mais forte, disse a agência de classificação Moody's nesta quarta-feira, mas moedas mais fracas, desemprego e taxas de juros altas ainda são obstáculos para seu crescimento econômico. Grandes exportadores de commodities, como Brasil e Indonésia, tiveram um desempenho "surpreendentemente bom" após a invasão da Rússia à Ucrânia, se beneficiando bem do aumento nos preços de en
Circula nas redes que o governo Lula teria colocado fim ao seguro desemprego, mas a informação é falsa.
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS0 – A escultura "A Justiça", que fica em frente ao STF (Supremo Tribunal Federal), foi pichada com batom, segundo o tribunal. Ela será lavada com água e detergente neutro nesta quarta-feira (25) para "uma última limpeza". Durante a invasão e destruição das sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro, vândalos subiram na obra e escreveram a frase "Perdeu, mané". O pigmento do batom penetrou no granito, o que dificultou o trabalho de limpeza. Restauradores do STF fizeram uma sé
CIDADE DO VATICANO (Reuters) – O papa Francisco condenou nesta quarta-feira a negação do Holocausto, no momento em que a Austrália é pressionada a recusar um visto ao rapper norte-americano Ye, anteriormente conhecido como Kanye West, devido a seu histórico de comentários antissemitas. O papa falou sobre a negação do Holocausto no final de sua audiência geral semanal no Vaticano, observando que sexta-feira é o Dia Internacional da Lembrança do Holocausto.
Encontro será primeiro entre dois após atos golpistas e ocorrerá a menos de uma semana da eleição no Senado
Alicia foi indiciada por apropriação indébita e pode ser presa
O atacante Caio Paulista está de saída do Fluminense. Após chegar aos termos desejados pelo…
A Polícia Federal abriu uma investigação, nesta terça-feira (24), por "genocídio" contra indígenas Yanomami, após um relatório revelar a morte de uma centena de crianças por desnutrição e outras causas, uma situação que levou o governo Lula a dispensar 43 militares da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).O governo recém-empossado decidiu, entretanto, dispensar 43 militares nomeados para a Funai durante o governo Bolsonaro.
Vitor Pereira terá a semana livre para treinar os titulares do Flamengo para a Supercopa diante do…
Nos últimos dias na casa do "BBB 23", o enfermeiro Cezar Black protagonizou uma situação em que…
O brasileiro está preso preventivamente desde a última sexta-feira
O Brasil registrou 69,4 milhões de brasileiros inadimplentes em 2022, resultado 7,8% maior do que…
Os preços da energia estão a baixar, a confiança dos consumidores aumenta, o desemprego não se agravou e as empresas estão a conseguir equilibrar as contas.
Cadáveres foram deixados em uma fossa na região de Planaltina; vítimas ainda não foram reconhecidas
Fim do Iva nos bens essenciais permite poupanças para portugueses

source

Leave a reply