A Wikipedia não gosta de futebol? – Última Divisão

0
63

Imagem: geralt/Pixabay
A Associação Atlética Itararé disputou cinco vezes a terceira divisão do Campeonato Paulista: em 1986, 1992, 1993, 2005 e 2006. Em 2005, aliás, fez boa campanha, chegando à segunda fase e brigando pelo acesso em um quadrangular com Palmeiras B, XV de Piracicaba (ambos promovidos) e Monte Azul.
Mas quem entrou na Wikipédia em português no dia 21 de outubro de 2022 não encontrou estas informações: a página do clube foi excluída.
Pode parecer uma baixa sem importância ou um ataque aleatório, mas não é o caso. Desde julho de 2022, pelo menos, há registros de diversas páginas ligadas a futebol sendo apagadas – embora as discussões a respeito do tema fora da plataforma apontem para queixas ainda mais antigas.
Nada escapa: campeonatos, clubes, estádios, jogadores, apanhados históricos. Em comum, páginas com conteúdo sobre atores de baixo orçamento no futebol nacional. Estádios menores, clubes de divisões de acesso, jogadores menos baladados e campeonatos de divisões interiores. Até edições da Série B do Campeonato Brasileiro foram limadas.
Uma situação terrível que vem acontecendo com frequência: alguns que acham "donos" da Wikipedia estão simplesmente deletando inúmeros arquivos sobre centenas de campeonatos com critérios no mínimo questionáveis. Esses aqui, por exemplo, por "falta de conteúdo enciclopédico". pic.twitter.com/AjJvGW13hl
— Jogos Perdidos rumo aos 18! (@jogosperdidos) July 27, 2022

As justificativas são diversas, como “falta de conteúdo enciclopédico” e “falta de fontes confiáveis”. Entre as fontes descartadas, está a RSSSF (Rec. Sport. Soccer Statistics Foundation), cujas informações “servem como referências para muitos artigos sobre o futebol brasileiro e mundial, principalmente com dados específicos sobre campeonatos de futebol desde o começo de sua história”.
Acredite: é o que diz a página da RSSSF na Wikipedia.
Vale destacar que, embora o projeto seja bem sucedido e esteja no ar desde janeiro de 2001, a Wikipédia não está isenta de diversas críticas ao redor do mundo. Conflitos de interesses, falta de imparcialidade e abuso de poder por parte de administradores são temas recorrentes nos debates a respeito.
A Wikipédia não tem uma assessoria de imprensa no Brasil para responder eventuais questionamentos. O melhor contato é via um e-mail disponibilizado pelas redes sociais.
O Última Divisão entrou em contato pelo e-mail no dia 22 e recebeu uma resposta muito gentil de um voluntário – a identidade será preservada. Na mensagem, a pessoa se prontificava a receber nossas perguntas. É possível perceber que não se trata de uma resposta padronizada, e que houve uma preocupação em dialogar.
“Se eu souber a resposta, responderei. Se não souber, procuro algum outro voluntário para ajudar.”
Com a mensagem, um aviso protocolar:
Todas as mensagens enviadas para este endereço são respondidas por voluntários; tais respostas não devem ser consideradas como declarações feitas oficialmente pela Fundação Wikimedia.
Foram enviados então quatro questionamentos:
De fato, outro voluntário nos respondeu já no dia 23 de outubro, explicando que “há vários processos de eliminação dentro da Wikipédia em português, sempre dependendo dos problemas que o artigo supostamente possui”. Existe até uma página própria dentro da Wikipedia para explicar as principais razões para eliminações e os quatro métodos existentes para eliminações.
Segundo o caso do Itararé, o voluntário explicou que o artigo “foi eliminado por falta de fontes confiáveis”.
“Observando o histórico, vejo que ele foi criado em 2005 e por 17 anos nenhum editor inseriu uma única fonte para embasar as informações contidas no artigo. Em setembro, um dos nossos editores propôs a candidatura do artigo, onde ele permaneceu por mais 30 dias aguardando inclusão de fontes, algo que não ocorreu. Nisso, ele foi eliminado em 19 de outubro. Em 20 de outubro outro editor recriou o artigo com novo conteúdo, mas como também não incluiu nenhuma fonte, foi eliminado em seguida”, argumentou o voluntário.
No caso das edições de competições, houve uma longa discussão, na qual registros reclamaram de páginas com tabelas e destacaram a presença de “conteúdo em prosa referenciado”. A página da Série B de 1992 foi eliminada, assim como as que registravam diversas edições do Campeonato Brasileiro de seleções estaduais. A Série B de 1998, a Série C de 1992 e a Série C de 1996 foram preservadas.
E como reverter o processo de exclusão? Segundo o voluntário:
Depende muito do artigo. Normalmente basta que um editor esteja interessado em recriar o artigo e se disponha a sanar os problemas responsáveis pela eliminação prévia. Por exemplo, o artigo “Associação Atlética Itararé” pode ser recriado sem nenhum empecilho, desde que o editor forneça fontes confiáveis para embasar o conteúdo do artigo.
Por fim, o voluntário afirmou que os editores estão sempre atentos às críticas.
“Sempre haverá um pequeno registro do artigo e um comentário deixado por um administrador sobre o motivo que levou aquele artigo para eliminação. Caso o motivo não esteja claro, sempre é possível solicitar mais informações em um de nossos canais de comunicação para que um de nossos administradores possam investigar o histórico do mesmo”, escreveu.
Na noite de 20 de outubro, já com a página do Itararé excluída, deixamos na página de discussão do responsável pela exclusão um questionamento a respeito. Não houve resposta, embora o editor tenha respondido todos os demais questionamentos recebidos sobre diversos temas em prazos curtos – em geral, menos de 24 horas.
Ex-Gazeta Esportiva.Net, Agora São Paulo, Terra e UOL, escreve atualmente para a Band. Mestre em comunicação pela Faculdade Cásper Líbero, já trabalhou com estatística esportiva e nem sabe mais para quantos times torce.
Ajude-nos a contar mais histórias do futebol alternativo, aquele que a grande mídia ignora! Colabore assinando mensalmente o nosso Catarse (com vantagens exclusivas), fazendo uma doação pontual via Pix ou Ko-Fi (via cartão de crédito/Paypal). Para saber como colaborar, clique no botão abaixo!

Somos um site sobre jornalismo e futebol alternativo, dedicado a contar histórias e revelar personagens que os grandes veículos de mídia não mostram. Siga-nos nas redes sociais e ajude-nos a fazer o site cada vez melhor!

Somos um site sobre jornalismo e futebol alternativo, dedicado a contar histórias e revelar personagens que os grandes veículos de mídia não mostram. Siga-nos nas redes sociais e ajude-nos a fazer o site cada vez melhor!
© 2021 – Última Divisão. All Rights Reserved.
Website Design: AKDW
© 2022 JNews – Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.
Login to your account below

Please enter your username or email address to reset your password.

– Select Visibility -PublicPrivate

source

Leave a reply