Agora sob comando do Grupo City, Bahia adere à Libra – LANCE!
Copinha 2023 por
Esportes da Sorte
Sites de apostas
Odds
Tabelas
Mercado da Bola
Galerias
L!Biz
Champions League
Futebol
Home Fut Inter
Home Fut Nacional
Brasileirão
Tempo Real
Futebol Latino
Copa do Mundo
Seleção Brasileira
Nacionais
Internacionais
Libertadores
Fora de Campo
Mais Esportes
Home Mais Esportes
Futebol Americano
Basquete
Corrida Informa
eSports
Lutas
Tênis
Vôlei
Melhor Preço
Anuncie
Agência LANCE!
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Clubes
Nacionais
Internacionais
CLUBES
Dirigentes do Bahia fecharam a venda ao Grupo City em dezembro (Foto: Divulgação)
O Bahia se tornou o 18º clube a aderir à Liga do Futebol Brasileiro (Libra), entidade que busca assumir as rédeas da organização do Campeonato Brasileiro junto à CBF. A decisão foi confirmada ao LANCE! na noite de terça-feira por dirigentes de clubes paulistas ouvidos. O Bahia ainda não anunciou oficialmente.*
Com a adesão do Esquadrão, que teve sua SAF recém adquirida pelo Grupo City, a Libra passa a contar com 11 clubes da Série A: São Paulo, Bahia, Botafogo, Bragantino, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Santos e Vasco. Os outros sete integrantes disputam atualmente a Série B: Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Ponte Preta, Sampaio Corrêa e Vitória.
+ Vasco acerta com goleiro, Flamengo desiste de meia… o Dia do Mercado!
+ Confira as principais negociações do futebol nacional no Mercado da Bola do L!
Apenas o Botafogo-SP, recém-promovido da Série C, ainda não decidiu se adere a Liga do Futebol Brasileiro ou a Liga Forte Futebol (LFF), movimento paralelo a Libra e que conta com os demais 24 clubes, além dos quatro últimos rebaixados à Série C.
As duas ligas seguem com divergência em relação à divisão das receitas que uma eventual liga unificada venha a gerar. De um lado, a Libra tem em seu estatuto o formato de 40% divididos de maneira igualitária, 30% por desempenho e outros 30% respeitando cinco critérios de engajamento. Do outro, a LFF gostaria de ver um modelo com 50% igualitários, 25% de acordo com a performance e 25% conforme a audiência de cada clube, além de um limite para a diferença entre quem recebe mais e quem recebe menos.
A intenção das duas ‘concorrentes’ é organizar o modelo econômico do futebol nacional, iniciando com a divisão dos recursos gerados pelos direitos de transmissão do Brasileirão a partir de 2025, após o fim do acordo atual com a Rede Globo, que paga cerca de R$ 1,1 bilhão por edição pelas tevês aberta e fechada.
Há chance de unificação dos ideais das ligas ou de uma organização simplesmente absorver a outra? Há. Contudo, hoje o tabuleiro é este. Com a Lei do Mandante em vigor, dando os direitos apenas aos jogos em casa (ou seja, 19 jogos na A e 19 na B), isso poderá implicar em aportes bem distintos aos participantes do Brasileirão daqui a dois anos.
Os 18 clubes na Libra
11 na Série A: Bahia (BA), Botafogo (RJ), Bragantino (SP), Corinthians (SP), Cruzeiro (MG), Flamengo (RJ), Grêmio (RS), Palmeiras (SP), Santos (SP), São Paulo (SP) e Vasco (RJ);
7 na Série B: Guarani (SP), Ituano (SP), Mirassol (SP), Novorizontino (SP), Ponte Preta (SP), Sampaio Corrêa (MA) e Vitória (BA)
Os 26 clubes na Forte Futebol
9 na Série A: Athletico (PR), Atlético (MG), América (MG), Coritiba (PR), Cuiabá (MT), Fluminense (RJ), Fortaleza (CE), Goiás (GO) e Internacional (RS);
12 na Série B: ABC (RN), Atlético (GO), Avaí (SC), Chapecoense (SC), Ceará (CE), Criciúma (SC), CRB (AL), Juventude (RS), Londrina (PR), Sport (PE), Vila Nova (GO) e Tombense (MG);
5 na Série C: Brusque (SC), CSA (AL), Figueirense (SC), Náutico (PE) e Operário (PR)
O ‘neutro’
Botafogo (SP)
* Errata – matéria editada às 22h16 (de Brasília): o Bahia não anunciou oficialmente a adesão à Libra, conforme informado anteriormente.
E receba por email as últimas notícias do seu time do coração, contratações, esportes e muito mais!
futebol
Seleção Brasileira
+esportes
grupo Lance!
© Copyright – Todos os direitos reservados – LANCE WEB LTDA.