Alfa Romeo rebate críticas e diz que Zhou "calou a boca de muitos" – Notícia de Fórmula 1 – Grande Prêmio
Guanyu Zhou chegou à Fórmula 1 em 2022 com o status de primeiro piloto chinês a correr na principal categoria do automobilismo mundial. Mesmo assim, não escapou de críticas antes mesmo de estrear com a Alfa Romeo, acusado de só estar no grid graças ao bom aporte financeiro. Argumento, no entanto, que foi silenciado no primeiro GP do ano, no Bahrein, na opinião de Frédéric Vasseur.
Em seu primeiro fim de semana de F1, Zhou conseguiu avançar para o Q2 e ainda fez uma ótima corrida, cruzando a linha de chegada do circuito de Sakhir em décimo. Apesar da diferença expressiva na classificação final para o experiente companheiro de equipe, Valtteri Bottas (49 × 6), o novato teve apenas dois abandonos por acidentes, os quais não teve culpa, e ainda conseguiu um oitavo lugar no Canadá, o seu melhor resultado no ano.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Agora chefe de equipe da Ferrari, Vasseur, que comandou a base em Hinwil este ano, foi questionado pelo site GPFans sobre as opiniões contrárias direcionadas a Guanyu. “Você e eu sabemos de onde vinham as críticas.”
“A frustração nunca será um bom guia, então antes de fazer qualquer comentário ruim sobre alguém, você precisa permitir que essa pessoa tenha a chance de fazer o trabalho dela”, defendeu o dirigente francês.
“Fiquei mais do que satisfeito por Zhou após o Bahrein, primeira corrida, em que, depois de um dia e meio, ele passou para o Q2 e marcou pontos. Foi uma grande conquista. Acho que isso calou a boca de muita gente”, concluiu.
Zhou renovou contrato e vai representar novamente a marca italiana ao lado de Bottas na F1 2023.