Aluno do projeto Tiro com Arco recebe medalha de prata em campeonato brasileiro – Ufes

0
44

Contrast:High|Normal
Marcus Vinicius Camargo Fiorese, estudante do curso de Educação Física e atleta formado pelo projeto de extensão Tiro com Arco, do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Ufes, recebeu a medalha de prata na principal categoria do 48º Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco, realizado no final de novembro na cidade de Maricá (RJ). Marcus é o primeiro atleta do Espírito Santo a alcançar esse patamar na modalidade de arco recurvo individual.
O capixaba perdeu a prova final por 6 a 2 para o atleta Marcus D’Almeida, que em 2021 foi vice-campeão mundial de tiro com arco.
Para o professor Luis Irapuan Jucá, coordenador do projeto e que acompanhou Marcus Vinicius durante a competição, o atleta teve um grande desempenho.
“Ele tem se destacado como arqueiro desde que começou com sua prática, tanto aqui no Estado como em nível nacional, no ano de 2019, ainda na categoria Juvenil. Então, seu excelente resultado neste brasileiro de 2022 não foi exatamente uma surpresa, era apenas uma questão de tempo. Atualmente, ele ocupa a 10ª posição no ranking nacional da CBTArco (Confederação Brasileira de Tiro com Arco), afirma”.
Revelando talentos
O projeto coordenado pelo professor teve início em 2011 e, desde então, já revelou arqueiros e arqueiras que conquistaram bons resultados em nível nacional, principalmente nas categorias de base, para atletas com até 20 anos de idade.
Marcus Vinicius lembra que descobriu o Tiro com Arco por meio do projeto, no qual já atuou como monitor voluntário por 3 anos, sendo atualmente bolsista da disciplina Estágio Supervisionado em Esportes.
“Esse resultado foi a representação de todo o esforço e trabalho que vinha sendo feito desde quando iniciei na modalidade. Foi um excelente campeonato e acredito que foi uma das melhores experiências que já tive até então no meio esportivo”, comemora.
O atleta informou que, com o encerramento do calendário de competições de 2022, agora vai continuar com os treinos para se preparar para as competições de 2023.
O projeto de extensão Tiro com Arco é aberto à comunidade em geral e as aulas são realizadas no Campo de Tiro com Arco do CEFD, no campus de Goiabeiras. Pessoas interessadas em participar devem comparecer ao local para realizar inscrição. As aulas ocorrem de segunda a quinta-feira, das 16 às 19 horas.
 
Texto: Victor Thomé (bolsista em projeto de Comunicação)
Foto: Arquivo pessoal 
Edição: Thereza Marinho

 
 
Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória – ES – CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.

source

Leave a reply