ANÁLISE: Renovação de Leclerc é passo estratégico para Vasseur – UOL

0
39

A dupla de pilotos da Ferrari tem contrato que os vincula a Maranello até o final da temporada 2024 da Fórmula 1, então a questão do mercado não deveria estar na mesa. Contudo, Fred Vasseur pretende renovar com Charles Leclerc antes do próximo ano para dar estabilidade à equipe, seguindo o exemplo da Red Bull com Max Verstappen e da McLaren com Lando Norris que estenderam os acordos com suas joias. Há apenas uma ameaça: a possível aposentadoria de Lewis Hamilton pode levar Charles a apostar na Mercedes..
Entre os pontos fixos da Ferrari está sua dupla de pilotos. Em 21 de abril de 2022, Carlos Sainz assinou uma renovação de dois anos com a Scuderia, confirmando sua presença na equipe até o final da temporada de 2024. O novo contrato do espanhol termina com o de Leclerc que, no final do próximo ano, chega ao fim – este que foi o contrato mais longo já assinado pela Ferrari com um piloto, cinco temporadas.
A renovação foi assinada em 23 de dezembro de 2019 após a explosão do monegasco em sua primeira temporada no time de Maranello, que terminou com duas vitórias e um desempenho geral melhor do que seu então companheiro de equipe, Sebastian Vettel.
A duração do contrato que a Ferrari assinou com Leclerc há pouco mais de três anos foi muito surpreendente, mas na realidade eles anteciparam uma tendência posteriormente confirmada pelo acordo entre Max Verstappen e Red Bull (cinco anos, de 2024 a 2028) e entre McLaren e Lando Norris, blindados até o final de 2025.
Charles Leclerc, Ferrari
Photo by: Simon Galloway / Motorsport Images
As equipes não querem correr riscos, jogam à frente e a longo prazo, por isso a renovação de Leclerc é um dos pontos da agenda em Maranello. A negociação com um piloto do calibre de Charles sempre se desenvolve em dois pontos-chave: o aspecto financeiro e as garantias técnicas. E isso restringe muito as alternativas em potenciais caso Charles decidir avaliar outros cenários.
Porém, existe uma ameaça (no momento mínima) que pode complicar os planos da Scuderia, que é o risco de Lewis Hamilton sair de cena no final da temporada de 2024. É uma eventualidade improvável, mas há um risco.
Se a Ferrari confirmar a sua capacidade de garantir a Leclerc um carro capaz de lhe permitir lutar pelo campeonato, o risco desaparecerá efetivamente, pois Charles confirmou em várias ocasiões que é muito apegado à Scuderia e quer atingir objetivos maiores. 
O cenário mudaria bastante se o monegasco se encontrasse na situação técnica em que passou as últimas três temporadas. Charles comemorou seu 25º aniversário em outubro passado e definitivamente tem muitos anos de carreira pela frente, mas com mais de 100 GPs já disputados, ele está começando a sentir o tempo passando.
Charles Leclerc, Ferrari F1-75
Photo by: Erik Junius
Ele presenciou a explosão de seu contemporâneo Max Verstappen e não gostaria de ser espectador da ascensão de George Russell, outro piloto de sua geração. Não é um problema de salário, já que desde que a Fórmula 1 entrou no regime de teto orçamentário, as equipes de ponta podem pagar muito bem seus pilotos, já que os salários são excluídos do controle de custos.
É, acima de tudo, uma questão de oportunidades técnicas. Caso a Mercedes se revele bem-sucedida novamente, ela se tornaria muito atraente caso eles precisassem substituir a Hamilton.
Estes são cenários que parecem distantes quando analisados na véspera da temporada 2023, quase um mercado de pilotos de fantasia que pode levantar sobrancelhas. Não é assim. A Red Bull provou isso em fevereiro do ano passado, blindando a Verstappen apesar do fato de que o acordo anterior (ainda em vigor) tinha como prazo final o fim da temporada 2023.
Mais uma vez, foi o medo da abertura de uma oportunidade na Mercedes que impulsionou as negociações, e a dupla Marko-Horner não quis correr riscos.
Não será surpresa se imediatamente após o início da temporada 2023, uma das prioridades da agenda de Frederic Vasseur será a renovação do Leclerc. Em Maranello eles não podem correr riscos, os números-chave devem ser confirmados com o duplo objetivo de eliminar quaisquer tensões potenciais que possam surgir e ser capazes de planejar o futuro a longo prazo. E Leclerc, neste projeto, é um dos pilares.
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

F1 – Aston Martin: brechas nas regras permitem “inovações inteligentes” no carro de 2023
F1 planeja introdução de aerodinâmica ativa para deixar corridas mais atrativas em 2026
ANÁLISE F1: Por que equipes optam cada vez mais por engenheiros na chefia
F1: Ferrari fará testes em Fiorano com Leclerc, Sainz e reservas
F1: Mercedes e Aston Martin farão teste na Espanha em fevereiro
F1: Leclerc admira coragem de Hamilton em usar roupas ‘ousadas’ no paddock
F1: O primeiro dia da era Frederic Vasseur no comando da Ferrari
F1: Saiba qual é a verdadeira potência do carro da Ferrari de 2023
Com Rafa Câmara e Aurélia Nobels, Ferrari apresenta academia de 2023
F1: Ferrari firma pré-acordo com FIA sobre motores de 2026. Mas, o que mudou?
F1: Ferrari impede Binotto de assumir outra equipe até 2024, diz imprensa italiana
F1: Russell não vê risco de atrito com Hamilton mesmo em meio à batalha por título
Dupla chega ao segundo ano como companheiros de equipe e entendem que dinâmica pode mudar conforme objetivo da Mercedes se altere no campeonato
Wolff: “Aluguei um apartamento na cabeça do Horner, ele é obcecado”
Rivalidade entre chefes da Red Bull e Mercedes ficou ainda mais evidenciada durante temporada de 2021
MotoGP: Gresini revela cores da moto para 2023 com Márquez e Di Giannantonio
Equipe foi segunda do grid a lançar modelo para atual temporada; esquema de cores da moto permanece praticamente igual
F1: Horner admite “erro da Red Bull” em controvérsia entre Verstappen e Pérez no Brasil
Chefe da Red Bull acredita que equipe foi responsável pelo atrito entre holandês e mexicano em Interlagos
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:

source

Leave a reply