Ancestralidade na cozinha: acarajé e arroz de hauça na Mesa São Paulo – Gazeta do Povo

0
37

Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.
Ancestralidade e cozinha são dois assuntos que andam de mãos dadas. Não à toa, foi esse o tema do primeiro dia do Mesa São Paulo 2022. O evento, realizado no último mês, é o principal congresso de gastronomia da América Latina.
Neste ano, o Mesa São Paulo teve como tema “A Cozinha do Abraço”. Para começar a conversa, a chef Bel Coelho, dos restaurantes Cuia e Clandestino, subiu ao palco montado o Memorial da América Latina para falar sobre acarajé. Bel e Solange Borges – ativista, empreendedora, cozinheira – mostraram a importância do preparo para o sustento das mulheres do Candomblé.
“Não dá para falar de atualidade sem falar de ancestralidade”, disse a chef Solange. Ela é de Pinhão Manso, comunidade do município baiano de Camaçari. Lá, Solange toca o projeto “Culinária de Terreiro” para exaltar e conscientizar sobre a existência de alimentos sagrados na nossa cultura alimentar.
Desse tabuleiro de ancestralidade e fé, saem preparos como o acarajé. Como bem lembrou Bel Coelho, esse bolinho de feijão frito no óleo de dendê foi a primeira comida de rua autêntica do Brasil.
Essa não seria a única apresentação a tratar das raízes da nossa culinária. Para contar causos e falar sobre mitos de pratos afro-brasileiros foi a vez de Marlene Jesus da Costa e a contadora de história Dona Cici, com o “arroz de hauça”.
Era típico de todo escravo ter uma sacolinha com arroz – que sobrava da exportação – carne seca, peixe ou camarão desidratados. E assim se fazia esse prato, que era uma comida comunitária. “Esse é o arroz de Oxalá, o pai da humanidade”, ensinou Marlene.  Dona Cici lembrou que é preciso reverenciar os nossos ancestrais, “não estaríamos aqui se não fossem eles”.
Saindo da história e indo para os dados econômicos, o ex-ministro e secretário de Turismo do São Paulo, Vinícius Lummertz, subiu ao palco e aprensentou o projeto Rotas Gastronômicas. Lummertz explicou como a ação, que divulga pratos e produtos, impacta a economia do local de origem e provou por a mais b os benefícios da gastronomia como protagonista do turismo.
O tema da ancestralidade também esteve em outras palestras, como em “Formigas: a comida que guarda os indígenas da Amazônia”, com Elisangela Valle, e “A cozinha ancestral das Américas”, com a chef do Gustu, Marsia Taha, da Bolívia. As abelhas, claro, apareceram também.
No palco, Andrea e Carlos Barrichello, da Beeliving, Eugênio e Márcia Basile, da Mbee Mel de Terroir, Jerônimo Villas-Bôas, do Reenvolver e Juliana Feres, do Heborá. “Devemos consumir mel, com respeito, em prol do nosso país e da biodiversidade”, lembrou Georges Schnyder, diretor da Prazeres da Mesa e um dos organizadores do evento.
Máximo de 700 caracteres [0]
Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, incluindo o recebimento de conteúdos e promoções da Gazeta do Povo. O descadastramento pode ser feito a qualquer momento neste link.
WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Apenas assinantes podem salvar para ler depois
Saiba mais em Minha Gazeta
Você salvou o conteúdo para ler depois
As notícias salvas ficam em Minha Gazeta na seção Conteúdos salvos. Leia quando quiser.
Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Carregando notificações
Aguarde…
Os recursos em Minha Gazeta são exclusivos para assinantes
Saiba mais sobre Minha Gazeta »

source

Leave a reply