Ao anunciar atendimento a deputados nos ministérios, Lula afronta Lira – Metrópoles
Blog com notícias, comentários, charges e enquetes sobre o que acontece na política brasileira. Por Ricardo Noblat e equipe
08/01/2023 10:00, atualizado 08/01/2023 0:27
Na sua fala aos ministros na sexta-feira, na primeira reunião ministerial de seu governo, Lula fez um gesto que busca minar o orçamento secreto.
O presidente determinou que seus auxiliares tirem três dias da semana para atender deputados, seja qual for a procedência partidária desses parlamentares.
Ora, um dos principais argumentos de Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, a favor desse orçamento é que deputados cansaram de esperar em filas nos ministérios. E que, agora, o canal de verba para suas obras eleitoreiras e paroquiais é direto com ele, Lira.
Se vingar essa determinação de Lula e os ministros de fato organizarem suas agendas para receber deputados, Lira terá problema. A origem do montante para esses deputados será os gabinetes da Esplanada.
Não que o governo queira afrontar Lira. Não. Está claro que o propósito de Lula é estabelecer logo sua base no Congresso. E é pelo bolso o caminho mais curto. Mas já incomoda o presidente da Câmara, que gostaria de ver essa fila no seu gabinete mesmo. Como está hoje.
“Meu voto em Lula foi político, e não me arrependo. Me preocupava mais com o que aconteceria à democracia do Brasil com Bolsonaro do que o que Lula faria na economia, mesmo não tendo clareza quanto a isso.” (Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central no governo FHC)
Léo Índio circulava nas proximidades dos prédios invadidos por terroristas e registrava imagens
O história do cancelamento da campanha publicitária do Bradesco para reduzir o consumo de carne
Lula da Silva será um governante muito centralizador, chamando a si as decisões de viés polêmico
Ministros irão reservar três dias da semana para receber parlamentares; manobra atinge orçamento secreto, nas mãos do presidente da Câmara
Lívia Terra foi acusada injustamente em 2018 de ter entregue a faca a Adélio Bispo; sua vida virou; o autor da falsa acusação foi condenado
Todos os direitos reservados