Ao receber prêmio da Fifa, presidente da CBF promete combater discriminação e corrupção na entidade – RFI Brasil

0
88

Adicionar RFI à tela inicial
© 2022 Copyright RFI – Todos os direitos reservados. A RFI não é responsável pelo conteúdo gerado por outros sites. Audiência certificada pelo ACPM/OJD.
Publicado em: 08/12/2022 – 15:50Modificado em: 08/12/2022 – 15:53
Em cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira (8), no estádio Ahmad Bin Ali, em Doha, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues Gomes recebeu o prêmio FIFA Master Alumni, em reconhecimento aos esforços da entidade na promoção de formações para profissionais. A homenagem foi feita na abertura da conferência Internacional Master Alumni, que discute temas relacionados à Copa do Catar, como o legado e sustentabilidade.
Elcio Ramalho, enviado especial a Doha
Ao receber a homenagem das mãos da secretária-geral da Fifa Fatma Mansoura, e do CEO da Copa, Nasser Al-Khater, Ednaldo Rodrigues Gomes destacou os investimentos feitos pela entidade para melhorar a qualificação, mas também o combate a diferentes problemas ligados ao futebol no Brasil e também no âmbito da Conmebol, a Confederação Sul-Americana de futebol.  Ele destacou a luta contra o racismo, a discriminação e prometeu dar mais transparência às atividades da entidade responsável pela gestão do futebol brasileiro.
“O projeto que nós temos na CBF é conjunto com a FIFA e com a própria Conmebol, no sentido que a gente possa dar um basta de vez a todo tipo de discriminação e, principalmente, todo tipo de situações nebulosas, seja dentro ou fora da entidade”, disse Ednaldo. “Não tem como ter mais de meio termo e de dizer mais ou menos transparente, mais ou menos honesto. Tem que ser totalmente. E isso, se tiver dentro do nosso ‘habitat’, dentro do nosso trabalho, com certeza vai ser combatido”, prometeu.
Luta contra a corrupção e bolsas de estudo.
O presidente da CBF insistiu em seu objetivo de lutar contra a corrupção e o que chamou de “erros do passado” na Confederação Brasileira de Desportos. “Aqueles que comungarem com o nosso pensamento, com nossa plataforma de trabalho, nesse mesmo sentido, vão estar marchando com a gente. Aqueles que são dúbios, não vão marchar. A gente quer que realmente essa página triste da história da CBF seja virada de vez. Isso a gente vai fazer de uma forma muito veemente”, insistiu.
Sem dar muitos detalhes, o presidente afirmou que a CBF vai assinar com a Fifa Master Alumni (FMA) um convênio para oferecer mais qualificação para profissionais por meio também de bolsas de estudo. A instituição FMA é uma associação baseada na Suíça, independente de la FIFA, que propõe cursos de Management, Direito e Humanidades do Esporte.  
“Temos que ter qualificação e é por isso que a CBF, também dentro desses projetos que têm feito com a FIFA, vai assinar (o convêncio) para termos bolsas de estudos, para que a pessoa interessada, um colaborador, um diretor da CBF, vocês próprio da imprensa, treinadores, possam se qualificar dentro dos cursos que a FIFA tem”, explicou.
O presidente assegurou que as formações não serão oferecidas na base de indicações políticas, e sim, beneficiarão os que realmente quiserem contribuir com o futebol do país. “Vamos indicar para aqueles que têm realmente vontade e querem, e que a gente entenda que dali eles possam fazer uma qualificação para contribuir com o futebol brasileiro”, concluiu. 
NewsletterReceba a newsletter diária RFI: noticiários, reportagens, entrevistas, análises, perfis, emissões, programas.
Acompanhe todas as notícias internacionais baixando o aplicativo da RFI
OIT "otimista" sobre acordo com Fifa para garantir direitos trabalhistas
Discriminação na Copa: Jogadores da seleção alemã ironizam sanções da Fifa cobrindo a boca
Presidente da Fifa tropeça em 'pink washing' e apropriação identitária em fala criticada no mundo inteiro
"Estou em conexão com a jovem geração", diz Tite sobre celebração de gols com jogadores
“A gente tem muita comemoração para fazer”, diz Vinícius Jr sobre danças após gols
Substituto de Cristiano Ronaldo brilha na goleada contra a Suíça e Portugal vira favorita
Com show de Gonçalo Ramos, Portugal goleia Suíça e vai enfrentar Marrocos nas quartas
Copa do Mundo: Marrocos vence a Espanha nos pênaltis e vai às quartas de final pela primeira vez
Imprensa francesa celebra retorno do "jogo bonito" do Brasil após 4 a 1 contra Coreia do Sul
Seleção celebra volta de Neymar e comemoração de Tite com "dança do Pombo" viraliza
Neymar confessa ter tido medo após lesão e promete retribuir apoio “em campo”
Brasil goleia a Coreia do Sul e vai enfrentar a Croácia nas quartas de final
Inglaterra vence Senegal e vai disputar quartas de final com a França
Pelé recebe mensagens de apoio de técnicos, jogadores e organização da Copa do Catar
Mbappé brilha e França vence a Polônia por 3 a 1, garantindo vaga nas quartas de final da Copa
O conteúdo ao qual você tenta acessar não existe ou não está mais disponível.

source

Leave a reply