Ao STF, Torres diz que "jamais questionou o resultado das eleições" – Yahoo Noticias

0
26

(REUTERS/Adriano Machado)
O ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, afirmou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que “jamais questionou o resultado das eleições” e que não faz parte da “guerra ideológica” que se criou no Brasil.
As declarações foram registradas em 14 de janeiro, em ata da audiência de custódia a qual Torres foi submetido depois de ser preso pela Polícia Federal (PF). O mandado de prisão partiu do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).
O motivo está relacionado aos atos golpistas de 8 de janeiro, que resultaram na depredação das sedes dos Três Poderes. Na ocasião, Torres não estava no Brasil; ele atuava como secretário da Segurança Pública do Distrito Federal, posteriormente exonerado, e era responsável pela Polícia Militar, que não conteve as invasões.
"O Ministério de Justiça e Segurança Pública foi o primeiro ministério a entregar os relatórios da transição. Eu jamais questionei resultado de eleição, não tem uma manifestação minha nesse sentido, eu fui o primeiro ministro a entregar os relatórios", afirmou.
Em 12 de janeiro, a polícia encontrou na casa de Torres uma minuta que previa a decretação de estado de defesa na sede do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), de forma a permitir que Jair Bolsonaro (PT) revertesse o resultado das eleições que deram vitória a Lula (PT).
Torres afirma que a proposta foi enviada por um cidadão comum e que seria destruída, mas as investigações continuam.
“Guerra ideológica”. O ex-ministro de Bolsonaro também destacou ter um perfil técnico e profissional e disse que não tem nada a ver com o cenário de “confusão” no Brasil.
"Essa guerra que se criou no país, essa confusão entre os Poderes, essa guerra ideológica, eu não pertenço a isso, eu sou um cidadão equilibrado e essa conta eu não devo", defendeu.
Ao STF, Torres também disse ter:
Recebido a notícia de que seria preso como “um tiro de canhão no peito”;
Sido responsabilizado pelos atos de 8 de janeiro sendo que “jamais daria condições de isso acontecer”;
Deixado um plano estratégico assinado para garantir a segurança da Esplanada antes de viajar, cujas instruções falharam.
Ido à casa de ministros do STF para tentar buscar o equilíbrio. “Eu não estou mentido, eu não sou maluco”, alertou.
Torres ainda lamentou, durante o depoimento, o fato de ser ministro pouco tempo atrás e agora estar preso. Ele afirma que foi difícil retornar ao país.
“Foi um suplício chegar no Brasil sem problemas, escondido, escondendo a cabeça, foi um negócio horroroso, que nem em pesadelo", concluiu.
Criminalista Rodrigo Roca, que atuou no caso das rachadinhas e hoje defende ex-ministro, vai atuar em inquéritos no STF
Palco de jogos de Vasco e Botafogo, casa da Lusa pode ter capacidade triplicada até 2024
Em viagem de lazer para São Miguel dos Milagres, no estado de Alagoas, a ex-primeira-dama Michelle…
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O governo do presidente Luiz Inácio da Silva (PT) nomeou para cargo de segundo escalão no Ministério do Turismo um quadro político que passou os últimos anos ao lado de adversários e algozes dos petistas, assessorando Eduardo Cunha (MDB-RJ) e atuando em diversos gabinetes no governo Jair Bolsonaro (PL). Carlos Henrique Menezes Sobral foi nomeado nesta terça-feira (24) para ocupar o cargo de secretário de Sustentabilidade, Desenvolvimento Territorial e Infraestrutura e
Carlos Bolsonaro ficou em hotel com diárias bancadas pela Presidência da República para que pudesse trabalhar em Brasília durante a pandemia.
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Depois que o BTG Pactual e o Votorantim executaram dívidas da Americanas levando a companhia a pedir recuperação judicial, grandes bancos agora querem obrigar o trio de acionistas —os bilionários Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles— a ressarci-los com o patrimônio pessoal. A investida é liderada por Bradesco, Safra e Santander, que ajuizaram ações para a produção de provas nesta semana. Com isso, eles querem atestar que houve fraude na gestão da gigante
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Às vésperas da eleição da Câmara dos Deputados, o atual presidente e candidato à reeleição, Arthur Lira (PP-AL), dobrou o valor total do auxílio-moradia dos parlamentares, que poderão receber até R$ 8.401 com o benefício. Lira também aumentou o valor disponível para reembolso com combustível e aumentou a quantidade de viagens possíveis feitas com a cota parlamentar. O ato, publicado no Diário da Câmara da última sexta-feira (19), passa a vigorar em 1º de fevereiro, da
Ex-presidente do PTB está detido desde outubro, quando reagiu com tiros e granadas a ordem de prisão dada pelo ministro do STF
BRASÍLIA (Reuters) – O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu a um pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) e ampliou em mais 30 dias o prazo para que governo federal apresente um plano de proteção a indígenas isolados. A decisão de Fachin ocorre em meio a uma crise na Terra Indígena Yanomami, no qual, segundo autoridades do atual governo, centenas de indígenas, em especial crianças, passam por graves problemas de desnutrição, com relatos de mortes de crianças.
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Polícia Civil do Distrito Federal liberou um adolescente de 17 anos suspeito de participação na chacina de uma família de Paranoá (DF). O adolescente tinha sido apreendido na terça-feira (24). A internação provisória dele foi solicitada pela Delegacia da Criança e do Adolescente. O que se sabe sobre a chacina da família no Distrito Federal Segundo a 6ª DP do DF -onde estão concentradas as investigações dos crimes contra a família-, o adolescente foi encaminhado à D
BRASÍLIA (Reuters) – O tenente-coronel Mauro Cesar Barbosa Cid, que era ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, não vai mais comandar o 1º Batalhão de Ações e Comandos (BAC) do Exército, uma unidade militar especializada sediada em Goiânia, informou a Força após reunião do novo comandante Tomás Paiva com o alto comando nesta terça-feira. Um dos assessores mais próximos de Bolsonaro no governo, Cid fora nomeado no ano passado para assumir o posto de comando em Goiânia e iria assumir a
Presidente do Congresso deve pedir ainda nesta semana a investigação dessas pessoas
Ronaldo Gonçalves Dias gravou vídeo na Esplanada dos Ministérios no dia 8 de janeiro; Casado com Maria Amélia Campos Dias, os dois são donos de uma doceria que fez bolos de aniversário para a família do ex-presidente
A VII Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) foi inaugurada nesta terça-feira (24) pelo presidente argentino, Alberto Fernández, com um discurso forte, no qual acusou a "direita reacionária e fascista" de ameaçar a democracia na região.Maduro tinha um encontro agendado para segunda-feira com Lula, que manteve na agenda a reunião com o cubano Díaz-Canel para esta terça-feira no âmbito da CELAC. mr-edm/llu/ms/mvv
Circula nas redes que o governo Lula teria colocado fim ao seguro desemprego, mas a informação é falsa.
A Polícia Federal abriu uma investigação, nesta terça-feira (24), por "genocídio" contra indígenas Yanomami, após um relatório revelar a morte de uma centena de crianças por desnutrição e outras causas, uma situação que levou o governo Lula a dispensar 43 militares da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).O governo recém-empossado decidiu, entretanto, dispensar 43 militares nomeados para a Funai durante o governo Bolsonaro.
CRACÓVIA, Polônia (Reuters) – Iya Rudzitskaya, uma judia ucraniana de 92 anos, fugiu de Kiev duas vezes. Primeiro, em 1941, quando ela tinha apenas 10 anos e as bombas alemãs começaram a cair sobre a então República Socialista Soviética da Ucrânia.
Encontro será primeiro entre dois após atos golpistas e ocorrerá a menos de uma semana da eleição no Senado
Os Estados Unidos proibiram, na quarta-feira (25), a entrada do ex-presidente panamenho Ricardo Martinelli por aceitar "propina".Eles foram soltos na quarta-feira (25), após cumprimento da pena nos Estados Unidos. 
Depois de Donald Trump e Joe Biden, agora foi a vez de Mike Pence ser surpreendido com documentos confidenciais em casa

source

Leave a reply