Ao tocar no ombro de Lula, Bolsonaro causa questionamento do público – Correio Braziliense

0
81

No primeiro debate presidencial do segundo turno, neste domingo (16/10), um gesto do candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) chamou a atenção do público. Ao falar sobre a Petrobras, Bolsonaro estendeu a mão e encostou no ombro de Lula. Ao perceber, o ex-presidente desviou e andou para o fundo do cenário e aguardou o adversário terminar de discorrer as acusações.
O presidente acusou o outro candidato de ter feito um endividamento de R$ 900 bilhões em sua gestão, de ter construído refinarias que não foram concluídas e de ter comprado uma em Pasadena, além de acusar Lula de ter entregue para o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, duas refinarias brasileiras.
Lula reagiu dizendo que era mentira e pediu para ele olhar para a câmera e repetir para os filhos dele ouvirem. Nesse momento, Bolsonaro se aproximou e encostou no adversário. “Os meus filhos me acompanham”, disse colocando a mão no ombro de Lula. O mesmo gesto ocorreu mais uma vez durante o debate que tinha uma dinâmica em que um candidato deveria ficar ao lado do outro.
Pelo Twitter, os telespectadores começaram a comentar a atitude. Elena Landau, economista que participou da equipe de campanha da ex-candidata à presidência Simone Tebet (MDB) questionou: “por que Bolsonaro fica pegando no Lula?”. Em seguida, brincou que poderia ser uma “bullying” ou uma “violência passiva agressiva”.

Veja algumas reações na internet:
Lula tirando a mão do Bolsonaro do ombro dele me representou.

Afinal, Lula não achou esse terno no lixo pra deixar esse imundo, mentiroso e assassino encostar. #DebateNaBand #LulaNaBand #LulaPresidente pic.twitter.com/wKKcxNfKSe

Não se coloca a mão numa pessoa durante um debate da forma desconcertante que Bolsonaro fez há pouco em Lula. É regra número um de etiqueta para um debate civilizado. Que pessoa invasiva. #DebateNaBand pic.twitter.com/TUNIvg7mWp
#DebatenaBand #UOLEleicoes2022 Bolsonaro põe a mão no ombro de Lula. Mansidão? Claro que não! Agressividade que se fingem de mansidão.

Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições 2022.
Dia e horário de votação: o segundo turno será no domingo (30/10), das 8h às 17h, no horário de Brasília. A divulgação da apuração dos votos deve começar logo após o fechamento das urnas.
Onde votar: o eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou por meio do aplicativo e-Título, acessando “onde votar”.
Quem deve votar: todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, são obrigados a votar no dia da votação. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.

Digite seu endereço de e-mail para acompanhar as notícias diárias do Correio Braziliense.

source

Leave a reply