Apoiadores de Lula tomam Brasília para posse divididos entre receio e euforia – UOL

0
59

Acesse seus artigos salvos em
Minha Folha, sua área personalizada
Acesse os artigos do assunto seguido na
Minha Folha, sua área personalizada

Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Gostaria de receber as principais notícias
do Brasil e do mundo?
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Ensaio geral para a posse de Lula no Palácio do Planalto Marlene Bergamo/Folhapress
Tomada por apoiadores do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a cerimônia de posse, Brasília se divide entre a euforia pela mudança de governo e o medo de violência por parte de bolsonaristas inconformados com a derrota.
Autoridades do Governo do Distrito Federal e integrantes do grupo de transição avaliam que o evento na capital federal deve receber cerca de 300 mil pessoas —muitas dispostas a ver o petista de perto neste domingo (1º).

O motorista Pedro Ribeiro Cruz Junior passou quase dois dias viajando de ônibus para chegar a Brasília saindo de Carutapera, município com cerca de 25 mil pessoas no interior do Maranhão.
Ele conta que quase desistiu da ideia ao ver que uma bomba tinha sido colocada perto do aeroporto de Brasília, mas decidiu encarar a viagem.
“Acredito que tudo correrá da forma mais democrática e pacífica possível”, diz. “Estar nessa posse, conhecendo Brasília, é algo único na vida de qualquer nordestino”, completou.
Antônio Nascimento, que saiu de São Paulo com mãe, irmã, tia e namorada, está hospedado em uma chácara de amigos da família próxima a Brasília, mas passaria a virada do ano no acampamento do PT, no Parque da Cidade.
“Estou um pouco receoso, sim, com medo de dar algum problema de segurança no dia da posse. Talvez também com ônibus, pode ser que tenham problemas nas estradas, de repente podem acontecer novos bloqueios de bolsonaristas”, afirma ele.
Cerca de 50 mil pessoas de outras cidades se cadastraram no PT para informar que participariam da cerimônia de posse.
Para acomodar os apoiadores, o partido conseguiu autorização para usar escolas públicas como alojamento, e distribuiu o restante do grupo em barracas no Parque da Cidade, no estádio Mané Garrincha, e na Granja do Torto.

“É um sentimento de mudança. Isso é muito marcante na vida de todo mundo que compreendeu o que estava em jogo e se dedicou a fazer com que esse momento se tornasse real”, afirma a vice-presidente do PT-DF, Rosilene Corrêa, uma das responsáveis pela infraestrutura.
“Por isso tem tanta gente vindo de tão longe, apesar do medo. Tanta gente querendo chegar aqui para viver essa emoção de perto. Mesmo sabendo que não vai chegar perto do presidente, quer estar aqui.”
O movimento também animou a Secretaria de Turismo do DF. “Nós sabemos que muitos brasileiros ainda não visitaram a capital do país, então é uma grande oportunidade”, afirma a assessora especial da pasta, Daniela Furtado.
“É uma cidade belíssima. É uma cidade segura, que vai garantir essa experiência diferente, com grandes pontos turísticos a serem visitados. A dica é para que as pessoas andem bastante, conheçam a capital.”
Há também quem mora em Brasília e passará a virada (ou mais dias) fora do próprio apartamento.
Amanda Borges é turismóloga e anunciou seu apartamento de um quarto na noite do dia 19 de dezembro em uma plataforma online. Na manhã seguinte, já existiam duas propostas para alugar o espaço.
“Duas pessoas mandaram mensagem praticamente implorando, porque não estavam conseguindo lugar para ficar e os hotéis estavam muito caros”, conta ela, que acabou fechando com um casal que ficará do dia 31 ao 3.
Ela, que também organiza um evento de couchsurfing (plataforma de hospedagem gratuita para viajantes), conta ainda que teve dificuldade para conseguir uma casa de amigo para ficar nesse período, porque outros também cederam a própria residência a viajantes para conseguir uma verba extra.
Para a posse, mais de 60 delegações de outros países estão confirmadas no evento, que contará com a presença de ao menos 30 chefes de Estado.

A Inframérica, que administra o aeroporto de Brasília, estima que cerca de 150 mil passageiros passem pelo local de 30 de dezembro a 2 de janeiro.
Mesmo assim, a taxa de ocupação dos hotéis está abaixo do que costuma ser para transições de governo, segundo o presidente da Abih (Associação Brasileira da Indústria dos Hotéis) do Distrito Federal, Henrique Severien.
De acordo com ele, em anos de posse, normalmente os hotéis apresentam taxa de ocupação de 95% na sexta anterior ao Natal —mas neste ano, a taxa estava em 84% na mesma data.
“É razoável dizer que o conjunto de notícias, aliados a fatores econômicos, como passagens caras e diárias também no patamar máximo, influencia bastante a decisão das pessoas de vir ou não a Brasília”, diz.
Esse conjunto, acrescenta, são os atos de vandalismo por parte de bolsonaristas na noite de 12 de dezembro, como também a série de ameaças de bomba, além do acampamento permanente de manifestantes em frente ao quartel-general do Exército.
Severien afirma que a noite de vandalismo, inclusive, serviu de aviso para todos os hotéis, que desde então estão trabalhando em alerta. “Aquilo nos fez entender que a posse já tinha começado muito antes do dia 31”.
Ele lembra ainda que, na ameaça de bomba no setor hoteleiro (que era falsa), foi acionado o protocolo de segurança máximo, com toda a área evacuada com sucesso. E diz que o setor fez reuniões com as autoridades e está com protocolos excepcionais, como os aplicados em megaeventos, na posse.
“No final, a rede hoteleira está até que bem, porque em outras viradas de ano, Brasília mal chega a 50% de ocupação”, completa.
Além dos ritos tradicionais, como o desfile do presidente e do vice eleitos pela Esplanada dos Ministérios e a colocação da faixa, a cerimônia deste ano contará com um festival de música com mais de 50 atrações.
O evento —batizado de Festival do Futuro— terá shows de artistas de samba, pop, funk e MPB, como Martinho da Vila, Odair José, Maria Rita, Chico César, Geraldo Azevedo e Pablo Vittar.

Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Leia tudo sobre o tema e siga:
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
As principais notícias da semana sobre o cenário jurídico e conteúdos exclusivos
Carregando…
As principais notícias da semana sobre o cenário jurídico e conteúdos exclusivos
Carregando…
Setor de óleo e gás investe em tecnologia e inovação
Programa de Saneamento do Novo Rio Pinheiros beneficia mais de 3 milhões em SP
Transmissão é caminho fundamental para energia renovável
Prioridades para 2023 incluem novas soluções em nuvem, IA e segurança
Mastercard atua em consultoria estratégica para o mercado de criptoativos
Cidade de São Paulo retoma atividades culturais e artísticas de fim de ano
Imunoterapia como principal aliada contra o câncer gastrointestinal
Caminhos e alternativas para garantir cuidado contínuo a todos os brasileiros
Carne mais lembrada e mais vendida do Brasil
SP ganha mais mobilidade com obras de expansão e modernização
BP – A Beneficência Portuguesa obtém reconhecimento internacional
Fórum debate desafios da ampliação do teste do pezinho
Governo de SP aposta no transporte público elétrico
Seguro Viagem: embarque nessa jornada de proteção
Unimed comemora 55 anos como líder do segmento no Brasil
Seminário discute mobilidade no estado de São Paulo
Soluções da Clara liberam empresas para foco total nos negócios
Em todo o ano, juntos pelo seu negócio
Vacilo no descarte de dados facilita ação de golpistas
CNI elabora Plano de Retomada da Indústria do Brasil
Risqué lança linha de esmaltes com ingredientes naturais, vegana e cruelty-free
Prática é diferencial de pós em Gestão de Negócios 100% online
Centro Universitário das Américas amplia acesso a cursos EaD
10 dicas para não se perder na escolha do curso EaD
Podcast discute função do advogado em um mundo de direitos conflitantes
Cartão de crédito versátil revoluciona pagamentos corporativos
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Medida desagradou integrantes do novo governo, que está sob pressão para reduzir rombo fiscal em 2023
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Quem acertou os números 04 – 05 – 10 – 34 – 58 – 59 levará o prêmio de R$ 108.393.993,26
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Integrantes da equipe de segurança esperam que saída de Bolsonaro do país diminua a temperatura entre seus apoiadores

O jornal Folha de S.Paulo é publicado pela Empresa Folha da Manhã S.A.
Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Cadastro realizado com sucesso!
Por favor, tente mais tarde!

source

Leave a reply