Após invasões, Lula é pressionado a separar Ministério da Justiça e Segurança – Metrópoles
Notícias, furos e bastidores de política e economia. Com Gustavo Zucchi e Victoria Abel
09/01/2023 2:00, atualizado 09/01/2023 7:08
Uma ala de ministros do governo Lula usou as invasões ao STF, Congresso e Palácio do Planalto, no domingo (8/1), para voltar a pressionar o presidente pela separação do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Em conversas reservadas, auxiliares de Lula que sempre foram favoráveis à separação da pasta avaliaram que, caso Segurança Pública fosse um ministério independente, a reação aos atos golpistas poderia ter sido diferente.
O argumento dessa ala do governo é de que, ao concentrar muitas funções em uma só pasta, o atual ministro da Justiça, Flávio Dino, poderia ter dado a devida atenção prévia às ameaças golpistas.
Para um influente ministro filiado ao PT, o ideial seria Lula ter um ministro da Segurança com boa interlocução com os comandantes das polícias militares nos estados e no Distrito Federal.
Lula, como se sabe, chegou a defender a divisão do ministério durante a campanha, mas não cumpriu a promessa. Ao anunciar Dino como ministro, o presidente disse que o ministro construiria as bases para a divisão no futuro.
Por ora, a área de Segurança Pública segue como uma secretaria especial do Ministério da Justiça. A secretaria é comandada pelo ex-deputado Tadeu Alencar, que é do mesmo partido de Dino, o PSB.
Aliados de Flávio Dino rebatem as críticas de colegas do governo. A avaliação é de que o ministro da Justiça fez sua parte e que o grande culpado seria o governo do DF.
Auxiliares de Dino ressaltam que, desde o sábado (7/1), ele vem conversando com autoridades estaduais o e anunciando reforços na segurança, como a convocação da Força Nacional.
Protesto chegou ao Palácio do Planalto Marcus Rodrigues/Metrópoles
Manifestantes tentam entrar no Palácio do PlanaltoMarcus Rodrigues/Metrópoles
Bolsonaristas sobem a rampa do Palácio do Planalto durante ato antidemocráticoMarcus Rodrigues/Metrópoles
Clima é de tensãoMarcus Rodrigues/Metrópoles
Bolsonaristas quebram bloqueio na Esplanada e sobem rampa do CongressoMarcus Rodrigues/Metrópoles
Apesar da tentativa de conter os manifestantes, policiais militares não conseguiram impedir as invasões Marcus Rodrigues/Metrópoles
Bolsonaristas furam bloqueios na Esplanada e invadem o Congresso NacionalMarcus Rodrigues/Metrópoles
Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.
Órgão de inteligência de âmbito federal, a Abin é vinculada ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República
A busca da diretoria por um goleiro experiente é um desejo antigo no clube, já que o reserva Hugo não conseguiu se firmar na posição
Randolfe Rodrigues pediu ao STF que inclua a indígena bolsonarista Sílvia Waiãpi em inquéritos que tramitam na Corte
Segundo o Inep, dos 71.614 inscritos nesta edição, 65.215, o equivalente a 91%, são homens e 6.399, ou 9%, mulheres
Deputada bolsoanrista Bia Kicis ficou em silêncio durante reunião de líderes da Câmara com Arthur Lira para debater as invasões golpistas
Todos os direitos reservados