Após MP denunciar 17 policiais, Rai Duarte fala da recuperação e … – Diário Popular

0
38

Unidade de Queimados da Santa Casa de Rio Grande será fechada |
Fogo consome dez hectares no CaVG |
Rio Grande terá monitoramento da qualidade do ar pelos próximos quatro anos |


Passo a passo
Diário Popular
contato@diariopopular.com.br

25/01/2023 19:03
Foto: Marcelo Prestes – Rádio Universidade – No amistoso do Brasil diante do Avenida, dia 14, Rai voltou ao Bento Freitas com a esposa, Aline, e o filho recém-nascido, Hyantony
Por Gustavo Pereira
gustavo.pereira@diariopopular.com.br
A vida de Rai Duarte virou do avesso nos últimos quase nove meses. Após se recuperar parcialmente das agressões sofridas em Porto Alegre, em 1º de maio do ano passado, o torcedor do Brasil continua adotando uma série de cuidados no dia a dia. Entre maio e junho, fará novo procedimento cirúrgico. E na noite desta terça-feira (24), recebeu a notícia de que o Ministério Público denunciou 17 policiais militares por tortura contra ele e mais 11 rubro-negros.

Rai conversou nesta quarta com o Diário Popular. “A respeito da minha recuperação física e psicológica, estou, dentro do possível, bem”, resumiu, antes de lembrar que a rotina segue muito comprometida por conta dos órgãos da região abdominal estarem “soltos” internamente. A próxima cirurgia será para fechar o músculo no local.

O servidor público municipal da Prefeitura de Pelotas também pretende buscar justiça em outras esferas. Revelou que seu advogado já iniciou processo contra o São José, dono do estádio Francisco Noveletto, onde ocorreram os episódios após a partida da terceira rodada da Série C 2022, e o Estado.

Nascimento do filho

Em meio ao turbilhão de episódios recentes, porém, Rai Duarte teve um grande motivo para sorrir. Além de ter vencido a batalha pela vida durante o longo período de internação na capital, viu nascer o filho Hyantony, ao lado da esposa Aline. “Foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida. Se estou vivo hoje, foi graças a Deus e a ele [Hyantony], que me deu forças para lutar para sobreviver e poder criá-lo”, agradece.

O torcedor do Brasil voltou ao Bento Freitas no amistoso do último dia 14, diante do Avenida. As limitações da recuperação e o trauma vivido em Porto Alegre o fazem não querer viajar para assistir ao Xavante tão cedo, mas ele afirma que frequentará a Baixada em 2023.

A denúncia do MP

Por meio da Promotoria de Justiça Militar de Porto Alegre, o Ministério Público do Rio Grande do Sul formalizou denúncia identificando, além da tortura, crimes de falsificação de documentos (dois dos 17 policiais), injúria e ameaça (um dos 17). Os promotores responsáveis pelo ajuizamento foram Marcos Reichelt Centeno e Anelise Haertel Grehs.

Em nota, o MP detalhou a apuração oriunda das investigações. A descrição dos acontecimentos vai ao encontro das denúncias publicadas pelo Diário Popular em 3 de maio de 2022. Segundo os promotores, 11 torcedores xavantes foram encurralados por parte do pelotão de Força Tática do 11º BPM, dentro do estádio, depois do empate por 1 a 1, marcado também por confusão generalizada entre rubro-negros e torcedores do São José nas arquibancadas.

O relato do Ministério Público enfatiza o fato de Rai Duarte ter sido retirado, algemado, de um dos ônibus de excursão que se preparavam para o retorno a Pelotas. Conduzido ao mesmo local onde os demais torcedores estavam, ele foi submetido a “intenso sofrimento físico e mental”, como forma de “castigo pessoal”. Ainda segundo o MP, Rai questionou o motivo da abordagem e foi ofendido por, entre outras palavras, “lixo”.

A publicação do órgão estadual menciona também abusos contra os outros 11 rubro-negros, que prestaram depoimento para a investigação. Ameaças foram citadas como constantes durante as agressões e o trajeto, em viaturas, até o Hospital Cristo Redentor, onde Rai acabou permanecendo pelos quase quatro meses seguintes.

O Ministério Público indica que Duarte teve diagnosticadas, em exame de corpo de delito, as seguintes lesões: hemorragia intra-abdominal, ruptura de artéria cólica média, hematoma em mesocólon transverso, isquemia de cólon transverso, choque hemorrágico e escoriação no segundo dedo da mão esquerda

Carregando matéria
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
clique aqui para efetuar o login
Confira os lances de Grêmio 1 x 0 Brasil
Inter fica no 1 a 1 com o Avenida e empata pela segunda vez em duas rodadas
© 2022, Suita Sistemas. Todos os direitos reservados

source

Leave a reply