Aras vai ao STF contra indulto de Bolsonaro a policiais condenados por Massacre do Carandiru – Yahoo Noticias
O procurador-geral da República, Augusto Aras, questionou nesta terça-feira (27) no Supremo Tribunal Federal (STF) o indulto de Natal assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) que beneficiou agentes de forças de seguranças condenados por crimes há mais de trinta anos.
O decreto, publicado no último dia 23, diz que o indulto será concedido a agentes de segurança pública "que, no exercício da sua função ou em decorrência dela, tenham sido condenados, ainda que provisoriamente, por fato praticado há mais de trinta anos, contados da data de publicação deste Decreto, e não considerado hediondo no momento de sua prática."
Para o PGR, o artigo 6ª do decreto de indulto assinado por Bolsonaro viola a Constituição ao beneficiar agentes de segurança pública condenados por crimes que não eram considerados hediondos no momento da sua prática, desde que praticados no exercício da função e mesmo que tenha havido violência ou grave ameaça, medida que alcança os policiais militares envolvidos no caso conhecido como Massacre do Carandiru.
De acordo com ele, a Constituição veda o indulto para crimes hediondos, aferição que deve ser feita não no momento da prática do crime, mas sim na data da edição do decreto. Na manifestação, o PGR diz que o Massacre do Carandiru representa um “triste capítulo da história brasileira”.
Segundo Aras, o indulto é um ato político e a Constituição dá ampla liberdade ao presidente da República para a concessão da medida, ressalvados os casos que envolvam crimes de tortura, de tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, terrorismo e crimes hediondos.
“Nesse sentido, o decreto presidencial que concede o indulto natalino não pode alcançar os crimes que, no momento da sua edição, são definidos como hediondos, pouco importando se, na data do cometimento do crime, este não se qualificava pela nota de hediondez”, afirma o PGR.
O Massacre do Carandiru completou 30 anos em outubro deste ano. A lei de crimes hediondos é de 1990, mas a inclusão de homicídios qualificados nesta classificação só ocorreu em 1994. Portanto, o indulto natalino beneficia os 69 policiais militares condenados pelo crime.
Para integrantes do Ministério Público ouvidos pelo GLOBO, o texto não deixa dúvidas sobre o favorecimento aos PMs condenados no Massacre do Carandiru.
Em novembro deste ano, a Justiça de São Paulo negou mais uma tentativa da defesa dos policiais militares suspender o processo que pode levá-los à prisão.
A defesa dos 69 militares já condenados pela morte de 111 detentos queria que a análise das apelações apresentadas ao Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) fosse suspensa até que o Supremo Tribunal Federal (STF) concluísse o julgamento de uma ação que tenta reverter a condenação dos militares ou “até a superação da polarização política existente no país”.
Homem fraturou a perna e mulher presa foi acusada de tentativa de homicídio
Presidente Raisi culpou "inimigos da nação" pelos protestos em massa contra o governo
BRASÍLIA (Reuters) – O deputado Alexandre Padilha, futuro ministro das Relações Institucionais, disse nesta terça-feira que a senadora Simone Tebet (MDB) teria aceitado o convite para assumir o Ministério do Planejamento no governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com Padilha, será marcada ainda para esta terça um encontro entre Lula e a senadora para fechar os detalhes.
Na imagem selecionada pela NASA nesta terça-feira, um arco-íris completo é fotografado por um drone nas Ilhas Lofoten, Noruega
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O ministro do STF Alexandre de Moraes estendeu até abril de 2023 a compensação para o estado de São Paulo das perdas causadas com a redução da alíquota do ICMS de combustíveis, energia elétrica e comunicações, que foi aprovada pelo Congresso a partir de projeto do governo de Jair Bolsonaro (PL). O abatimento se dá no pagamento das parcelas mensais da dívida do estado com a União, calculadas em cerca de R$ 1 bilhão. A decisão de Alexandre deve significar um reforço de
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O procurador-geral da República, Augusto Aras, acionou o Supremo Tribunal Federal nesta terça-feira (27) contra o decreto de Jair Bolsonaro (PL) que concedeu indulto a condenados, incluindo os policiais militares do massacre de Carandiru, em São Paulo. Aras pede que a corte suspenda imediatamente a eficácia da norma, "como forma de evitar o esvaziamento das dezenas de condenações do caso", afirmou a PGR, em nota. Publicado na sexta (23) no Diário Oficial da União, o ú
Um novo tremor de terra foi sentido nesta madrugada (28) pela população de diferentes bairros de Sete Lagoas, cidade situada na região central de Minas Gerais. Embora outros abalos sísmicos já tenham eventualmente ocorrido ali, não é possível prevê-los. Relatos nas redes sociais registram o susto dos moradores. "Gente, e esse tremor em Sete Lagoas? Até a cama tremeu", escreveu Alexânia Brito, em postagem publicada à 0h51. Alguns relatos indicam que o abalo foi acompanhado de um estrondo. Imagens
Com apenas dois dias de vida, Aurora teve de ser submetidas a cirurgias
O procurador-geral da República, Augusto Aras, questionou nesta terça-feira no Supremo Tribunal…
Apontada como futura ministra do Planejamento no governo Lula, a senadora tem em seu histórico a defesa do teto de gastos e privatizações
Equipamentos visam reforçar a defesa da Polónia e serão lançados no espaço até 2027.
Com o número de visitantes chegando a patamares da pré-pandemia no Rio, o setor de turismo e a…
A Advocacia-Geral da União (AGU) abriu um concurso com cem vagas (75 para ampla concorrência, cinco…
Daiana Garbin fez um post emocionado nesta terça-feira (27), em que homenageou a filha, Lua, de 2…
ONU lança apelo aos talibãs para que revertam a decisão de impedir as mulheres de terem acesso às universidades.
BRASÍLIA — A assessoria do futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou nesta terça-feira…
SÃO PAULO (Reuters) – A equipe de transição para a área de minas e energia recomendou que o governo eleito avalie postergar a descotização das usinas hidrelétricas da Eletrobras, um processo que começa em 2023, devido a potenciais impactos nas tarifas de energia elétrica. Para alterar seus contratos via descotização e renovar as concessões de hidrelétricas, a Eletrobras pagou à União 26,6 bilhões de reais em bônus de outorga após a privatização, o que pode levantar questionamentos jurídicos, cas
A prefeitura de Petrópolis foi alvo de um ataque cibernético nesta terça-feira. O hacker chegou a…
O balanço de mortes provocadas pelas inundações nas Filipinas subiu para 25, informaram nesta quarta-feira (28) as autoridades do país, no momento em que a meteorologia prevê mais chuvas para as regiões sul e central do arquipélago.
Nossos cérebros podem funcionar como computadores quânticos, de acordo com dois estudos recentes. Os processos cerebrais quânticos “poderiam explicar por que ainda podemos superar os supercomputadores”.