Arteta é o herdeiro? De ex-Flamengo a sucessor no Barcelona, o que aconteceu com todos os auxiliares que 'trocaram' Guardiola por carreira solo – ESPN.com.br

0
34

Você está na Edição Brasil. Para acessar edições de outras regiões, clique aqui.
Um novo reencontro entre Pep Guardiola e Mikel Arteta ocorrerá nesta sexta-feira (27), às 17h (de Brasília), pela quarta fase da FA Cup, com o duelo entre Manchester City e Arsenal, com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+.
Arteta é, hoje, apenas mais um dos ex-assistentes de Guardiola que deixou a comissão do comandante para ter carreira solo. No momento, porém, pode afirmar que é o de mais sucesso.

Além de todo o conteúdo ESPN, com o Combo+ você tem acesso ao melhor do entretenimento de Star+ e às franquias mais amadas de Disney+. Assine já!

Desde dezembro de 2019 no comando dos Gunners, o espanhol já conquistou uma Copa e uma Supercopa da Inglaterra e, agora, lidera a Premier League com 5 pontos de vantagem.
Antes do enfrentamento, os dois, inclusive, não pouparam elogios um ao outro. Na última quarta (25), Arteta disse em entrevista coletiva que guarda com carinho os momentos que teve com o técnico que hoje é seu rival.
“Eu sempre espero que seja o exemplo, um dia. E está acontecendo essa temporada. Claro que isso não vai mexer com nossa amizade, com os momentos que tivemos, como importante ele é em minha vida, na minha carreira. Mas nós dois queremos ganhar e jogar da melhor maneira possível”, disse.
Na quinta (26), Pep devolveu os elogios, afirmando que ele poderia estar em seu lugar no City e falando sobre sua paixão com o Arsenal.
“Tenho certeza que se eu tivesse saído antes, ele estaria aqui e seria o melhor, com certeza”, relatou Guardiola. “Mas eu estendi o contrato, sinto muito, e ele não esperou, então isso não poderia acontecer, mas definitivamente [ele poderia ter sido técnico do City]“.
“Ele ama o clube”, afirmou Guardiola. “Lembro-me de quando estávamos juntos aqui quando marcamos gols, ele pula muito e comemora, exceto um time. Um time toda vez que marcamos um gol, eu pulo, olho para trás e ele estava sentado lá. Era o Arsenal”.
“Foi naquele momento que eu disse que o cara gosta do Arsenal. Como eu, treinando aqui ou no Barcelona, se eu estiver treinando como auxiliar e o Barcelona me chamar, eu irei. Meu clube”, finalizou.
Pensando nos outros assistentes de Pep que deixaram sua comissão técnica, o ESPN.com.br separou as histórias de outros treinadores que assumiram outras equipes depois de trabalharem com o treinador catalão.
O primeiro caso é de Tito Vilanova, que assumiu a missão de substituir Guardiola no Barcelona logo depois de sua saída do clube, em 2012.
Seu trabalho, porém, durou pouco. Depois de um ano e a conquista do título de LaLiga, o técnico teve que deixar o cargo para se concentrar na luta contra um câncer na glândula parótida. Meses depois, em 25 de abril, Vilanova não resistiu e veio a falecer.
Nome muito conhecido do público brasileiro, Domènec Torrent é um dos assistentes que tem carreira mais longeva como técnico principal. Em junho 2018, ele deixou o Manchester City para assumir outro clube do grupo: o New York City, retomando sua carreira que havia sido interrompida em 2006, quando deixou o Girona.
Seu trabalho na Major League Soccer terminou em novembro de 2019. No ano seguinte, em julho, assumiu o Flamengo no lugar de Jorge Jesus, mas não resistiu à pressão de resultados ruins e, depois de 26 jogos, foi demitido em novembro.
Entre janeiro e junho de 2022, comandou o Galatasaray, seu último trabalho. Desde então, está sem clube.
Um dos treinadores que inspirou Guardiola, Juanma Lillo trabalhou em sua comissão por 2 anos entre 2020 e 2022. Em julho, assumiu o Al-Sadd no lugar de Javi Gracia, onde permanece até hoje.
Este, porém, não é o primeiro trabalho do comandante espanhol, que trabalhou em outras 15 equipes antes de se juntar à comissão de Pep.
Manchester City x Arsenal, nesta quarta fase da FA Cup, terá transmissão pela ESPN no Star+, nesta sexta-feira (27), às 17h (de Brasília).

source

Leave a reply