As opções de Rogério Zimmermann para montar o time titular – Diário Popular

0
60

6ª Feira do Morango ganha mais 16 dias |
Prefeitura e Câmara acertam repasse de recursos para Santa Casa |
Carrossel da inclusão já é realidade para crianças com deficiência no Laranjal |


Possibilidade
22/12/2022 19:37
(Foto: Italo Santos – AI GEB – Xavante segue na preparação para o Gauchão; dia 30 enfrenta o Novo Hamburgo, no Vale
Por Fernando Rascado
fernando.rascado@diariopopular.com.br 
Faltando menos de um mês para o início do Campeonato Gaúcho, ainda não se sabe qual a equipe titular do Grêmio Esportivo Brasil para entrar em campo contra o Aimoré, dia 21 ou 22 de janeiro, no Bento Freitas. Talvez nem mesmo Rogério Zimmermann já tenha definido o seu time principal, até porque novos jogadores ainda devem chegar, porém já é possível fazer uma projeção dentro do elenco de 21 jogadores que a equipe tem a disposição.
No jogo-treino contra o Grêmio Sub-20 na terça, Rogério escalou a equipe para iniciar com Marcelo Pitol, Luis Gustavo, Tony Lucas, Rafael Dumas, Rennan Siqueira, Amaral, Thiago Henrique, Denis Germano, Rafael Souza, Victor Jesus e Da Silva. Porém, o treinador xavante deixou claro, em entrevista coletiva, que essa equipe não tem nada de titular. O critério adotado foi por ordem de chegada. A atividade serviu apenas para dar uma primeira movimentação para o grupo sem ser apenas um treino. 
O primeiro amistoso de fato será disputado no dia 30, contra o Novo Hamburgo, no estádio do Vale. Zimmermann não garantiu ver ainda a base titular e sim a partir do amistoso contra o mesmo Anilado no dia 4, na Baixada. Até porque novos reforços podem chegar até lá. 
Analisando o atual plantel, o Brasil está bem servido de goleiros (3), zagueiros (4), laterais-esquerdo (2), volantes (5) e atacantes (5). Já lateral-direito e meia só tem um no momento. Claro que outros jogadores podem fazer outra posição, como caso de Dênis Germano que pode jogar na meia mais avançado e até de lateral-direito. O gerente de futebol do clube, Luis Fernando Hannecker, disse ao Diário Popular que a procura por novos nomes seguem constantes, mas que não está fácil. “Estamos com pouco tempo para preparar estes atletas que chegarão, isso demanda uma atenção no perfil de atleta que virá a partir de agora. Estamos muito otimistas com os atletas que estão aqui, estamos formando um ambiente de trabalho regado a seriedade, juntamente com todos os setores do clube”, disse o dirigente. 
Hannecker também quer aumentar o grupo em função do calendário apertado do Campeonato Gaúcho. “Precisamos de algumas funções para dar alternativas ao Rogério e também porque teremos jogos quarta e domingo, haverá certamente um desgaste físico natural, precisamos de reposição”, diz o gerente de futebol. O dirigente reafirma que tudo precisa ser feito dentro do orçamento do clube. “As funções que virão dependem dos valores que teremos que investir, a questão financeira precisa ser respeitada para mantermos a saúde financeira do clube”. Ele confirma que um dos focos é por jogadores para o meio-campo e ataque. 
Goleiro
No gol o elenco do Brasil parece fechado. Marcelo Pitol e Marcelo Dal Soler devem disputar a titularidade. Já Davi, até pela menor experiência, deve ser o terceiro goleiro. 
Laterais
Na direita o elenco conta apenas com Luis Gustavo até o momento. Já na esquerda a disputa fica entre Rennan Siqueira e Mário Henrique. O primeiro leva vantagem por ter trabalhando neste ano com Zimmermann no Caxias. Foi dele o escanteio cobrado para o gol de Rafael Dumas no jogo-treino. 
Zaga 
Com quatro opções, Dumas e João Marcus pulam na frente em função do currículo e experiência. Tony Lucas é da base xavante e Rogério deixou claro que não deve contar com os mais jovens no primeiro momento. Já Cézar Henrique corre por fora. 
Volante
O setor conta com cinco nomes no momento. É o setor mais difícil de projetar pelos nomes. Amaral, Denis Germano, Chicão e Afonso devem brigar pelas duas ou até três vagas, dependendo da plataforma adotada por Zimmermann. Vindo da categoria de base do clube, Thiago Henrique está na mesma situação de Tony Lucas e não deve receber oportunidades no início da competição. 
Meia 
Entre os meias o plantel xavante conta apenas com Luiz Felipe. Ele foi o único jogador que não atuou contra o Grêmio Sub-20 em função de dores musculares. 
Ataque 
Entre os atacantes existem várias opções para jogar como extremas. Rafael Souza, conhecido também como Pernão, deve ser um dos titulares. A outra vaga de extrema deve ficar entre Rone e Márcio Jonatan, com Da Silva de centroavante. Victor Jesus é cria da base e não deve receber muitas oportunidades no Estadual.

Atual elenco do Brasil 
Marcelo Pitol (G)
Marcelo Dal Soler (G)
Davi (G)
Rafael Dumas (Z)
João Marcus (Z)
Tony Lucas (Z – base)
Cézar Henrique (Z)
Luís Gustavo (LD)
Rennan Siqueira (LE)
Mário Henrique (LE)
Amaral (V)
Thiago Henrique (V – base)
Denis Germano (V)
Chicão (V)
Afonso (V)
Luiz Felipe (MEI)
Victor Jesus (A – base)
Rafael Souza (A)
Rone (A)
Da Silva (A)
Márcio Jonathan (A)

Carregando matéria
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
clique aqui para efetuar o login
Pelotas deve confirmar retorno de Leocir Dall’Astra
© 2022, Suita Sistemas. Todos os direitos reservados

source

Leave a reply