Ativos brasileiros ensaiam estabilização, mas mercado segue temeroso com agenda de Lula – InfoMoney

0
54

Depois de cair quase 80% em 2022, o que esperar para as ações do IRB (IRBR3) em 2023?

Entrar
Governo Lula
PETR4
Infotrade
Incubadora de Traders
Onde Investir 2023
É normal, depois de movimentos acentuados dos ativos brasileiros, haver momentos pontuais de ajuste, conforme investidores realizam lucros
SÃO PAULO (Reuters) – O dólar alternava altas e baixas frente ao real nesta quarta-feira, enquanto o Ibovespa mostrava viés positivo, com investidores ajustando posições após queda acentuada dos ativos brasileiros nos primeiros dois pregões do ano, mas ainda temerosos com a agenda econômica do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Por volta de 12h10 (horário de Brasília), o Ibovespa subia 0,37%, a 104.547,68 pontos, após acumular queda de cerca de 5% na segunda e na terça. Já a moeda norte-americana avançava 0,39%, a 5,4752 reais na venda, após trocar de sinal várias vezes ao longo da sessão e depois de ganhar quase 3,3% nos últimos dois pregões.
Enquanto isso, no mercado de juros futuros, as taxas dos principais DIs retomavam a alta recente, com ganhos de 11 a 19 pontos-base na curva de janeiro de 2024 a janeiro de 2028, mas em ritmo mais moderado que o visto nos dois primeiros pregões do ano.
É normal, depois de movimentos acentuados dos ativos brasileiros, haver momentos pontuais de ajuste, conforme investidores realizam lucros, dizem especialistas. No entanto, permaneciam temores no mercado sobre a agenda do novo presidente e seus ministros, que devem manter a volatilidade elevada no curto prazo.
“O noticiário político segue adicionando pressão no cenário doméstico –com dúvidas na dinâmica da dívida pública nos próximos anos e temores sobre eventual revogação de leis e reformas– agora com a possibilidade de nova reforma na Previdência”, destacou a XP Investimentos em nota a clientes.
Na véspera, o novo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, criticou em seu discurso de posse a reforma da Previdência do governo Jair Bolsonaro, chamando-a de “antirreforma” e dando sinais de que discutirá mudanças.
Por outro lado, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse nesta quarta-feira que não há nenhuma proposta sendo pensada nesse momento para revisão de reformas, incluindo a previdenciária.

Enquanto isso, a postura relativamente moderada do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, não tem sido capaz de acabar com o pessimismo do mercado.
“Os discursos de Haddad mostram uma abordagem considerada ‘amigável’ ao mercado, abordando temas como responsabilidade fiscal e reforma tributária. No entanto, a falta de sinalizações mais concretas, como, por exemplo, a nova âncora fiscal, tem frustrado os operadores”, disse a Levante Investimentos em relatório.
No exterior, a sessão era de queda de preços de commodities como o minério de ferro e o petróleo, enquanto Wall Street adotava um viés positivo, em sessão marcada por expectativa para a divulgação da ata da última decisão de juros do banco central norte-americano.
O documento, que será divulgado às 16h (horário de Brasília), pode fornecer mais informações sobre o atual ciclo de aperto monetário e o quanto as autoridades do Federal Reserve estão começando a avaliar os riscos para o crescimento econômico diante de sua principal preocupação, a inflação alta.
© 2000-2023 InfoMoney. Todos os direitos reservados.
O InfoMoney preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.
IMPORTANTE: O portal www.infomoney.com.br (o “Portal”) é de propriedade da Infostocks Informações e Sistemas Ltda. (CNPJ/MF nº 03.082.929/0001-03) (“Infostocks”), sociedade controlada, indiretamente, pela XP Controle Participações S/A (CNPJ/MF nº 09.163.677/0001-15), sociedade holding que controla as empresas do XP Inc. O XP Inc tem em sua composição empresas que exercem atividades de: corretoras de valoresmobiliários, banco, seguradora, corretora de seguros, análise de investimentos de valores mobiliários, gestoras de recursos de terceiros. Apesar de as Sociedades XP estarem sob controle comum, os executivos responsáveis pela Infostocks são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no Portal não são, sob qualquer aspecto, direcionadas e/ou influenciadas por relatórios de análise produzidos por áreas técnicas das empresas do XP Inc, nem por decisões comerciais e de negócio de tais sociedades, sendo produzidos de acordo com o juízo de valor e as convicções próprias da equipe interna da Infostocks.

source

Leave a reply