Atletas do Projeto Karabom brilham e garantem medalhas no Campeonato Brasileiro – Primeira Página

0
59


O jornalista da Rádio Centro América FM e Sensei Leandro Agostini é professor de karatê do Projeto Karabom, na Escola Estadual Militar Dom Pedro II. A turma treinada por Agostini conquistou medalhas no Campeonato Brasileiro, realizado esta semana, entre os dias 13 e 16 de outubro, em Anápolis, Goiás. A edição do torneio reuniu mais de mil atletas em 78 categorias, das mais diversas faixas etárias.
Agostini, que vive o karatê há mais de 20 anos, acredita que o esporte pode mudar a vida desses pequenos atletas. “Todo mundo tem um momento de escolha na vida. E nesse momento o karatê pode fazer toda a diferença. Eu tenho certeza que se um desses jovens receber uma proposta para o caminho do vício ou do crime, ele vai escolher o caminho do esporte. É isso que o karatê nos ensina, o verdadeiro caminho da razão”.
E os filhos do jornalista seguem o caminho do pai. Os Irmãos Benjamin Ramos Agostini, 7 anos, e Melissa Ramos Agostini, 10 anos, treinavam em uma praça no Bairro Santa Helena. Ambos, se destacaram no estadual de karatê e mesmo com todas as dificuldades foram campeões estaduais. Convocados para representar Mato Grosso, Benjamin foi vice-campeão nacional na categoria de luta e Melissa bronze também na categoria luta. A mãe deles, Vânia Ramos Agostini, esteve em todas as competições. “Eu fiquei satisfeita em ver neles a felicidade das conquistas. Fruto dos treinos e da determinação”.
A delegação de alunos do projeto Karabom, da escola Estadual Militar Dom Pedro II, na região metropolitana de Cuiabá, conquistou 9 medalhas para o estado de Mato Grosso. Os caratecas fazem parte dos mais de 100 atletas da Seleção Mato-Grossense da Federação Esportiva de Karatê de Mato Grosso, (FEKMT). No total foram 108 medalhas na bagagem, em uma das competições mais disputadas do país.
Os caratecas de Mato Grosso subiram ao pódio 54 vezes para receber a medalha de bronze, 28 vezes para pegar a medalha de prata e 26 vezes para colocar no pescoço a medalha de ouro. Dentre essas medalhas douradas, uma ficou Gabriel de Aragão Bernal, que treina karatê no projeto karabom, em Cuiabá. O faixa verde de 9 anos ficou em primeiro lugar na categoria Kumite individual (luta) e segundo em kata (formas de lutas).
Mesmo tão novo, o atleta já tem experiência em competições. Em julho deste ano, Gabriel venceu o estadual de karatê realizado em Cáceres, a 270 km de Cuiabá, nas categorias kata e kumite.
Talento que vem de família. Isabelle de Aragão Bernal, 12 anos, é irmã de Gabriel. A estudante do 7º ano da Escola Estadual Militar Dom Pedro II, em Cuiabá, ficou em terceiro lugar na categoria Kumite no brasileiro. Em julho, a atleta também se deu bem no estadual com duas medalhas de prata, em kata e kumite.
”Fico muito orgulhosa por ter os dois com bons resultados. Foram dois meses de muita dedicação, onde eles treinaram quase todos os dias abrindo mãos de festas, passeios para não faltar aos treinos. Colocamos o karatê como prioridade nesse período”, disse a mãe deles, Lillian Marques de Aragão.
Outro destaque da competição foi Teodoro Canalle Martins, de 5 anos. O pequeno prodígio do Karabom treina há pouco mais de um ano e levou duas medalhas no brasileiro, prata e bronze. No Campeonato Estadual ele ficou em segundo lugar na categoria Kumite (luta). Orgulho para a mãe, Patrynne Fernanda Pereira de Queiroz Canalle. “Sensação mais maravilhosa do mundo, ainda mais por ele ser tão novinho, faz todo esforço da gente (pais) valer a pena. Foi incrível”.
Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

source

Leave a reply