Audi determina prazo para começar a lutar por vitórias na F1 – UOL

0
92

Apesar de 2026 ainda estar distante para muitos, a Audi vê esse prazo rapidamente se aproximando. A montadora alemã está em processo acelerado para garantir sua entrada na Fórmula 1 no início da nova era de motores e, em meio a tudo isso, já determinou a meta de quando pretende lutar por vitórias: 2028.
Após conseguir o sinal verde do Grupo Volkswagen, a Audi confirmou sua entrada em 2026 e, posteriormente, anunciou a parceria com a Sauber, incluindo a aquisição de parte das ações da equipe suíça.
“Não existe uma única razão, são vários fatores que se alinharam para tornar a F1 extremamente atrativa para as montadoras, especialmente a Audi”, disse Adam Baker, CEO da Audi Formula Racing, ao jornal espanhol AS.
“A F1 está em um período de transição com um conceito sustentável para o campeonato. Com as novas regras, que introduzirão unidades de energia inovadoras e centradas na eletricidade, além de combustíveis sustentáveis, há um alinhamento com a estratégia futura da Audi, voltada para a mobilidade elétrica”.
“A F1 também está crescendo em popularidade. É, de longe, a melhor mídia e ferramenta de marketing no automobilismo e uma das melhores em qualquer setor. Ao mesmo tempo, a F1 conseguiu cortar custos, e isso a torna ainda mais atraente”.
“Os motores de 2026 terão um limite de gastos e, juntamente com o teto das equipes, trazem certeza sobre os orçamentos de longo prazo. Se quisermos uma plataforma fantástica para demonstrar nossas habilidades e conhecimentos 24 vezes por ano, é o melhor lugar possível”.
Com a decisão tomada com antecedência, a Audi pôde colocar o programa em prática. O trabalho no motor já está em andamento há algum tempo, em meio a uma extensa campanha de recrutamento e a atualização das instalações de Neubourg.
E a Audi não descarta se tornar fornecedora de motor para outras equipes no futuro, mas não logo que chegar, porque o foco imediato é tornar-se competitiva.
“A FIA poderia nos pedir para fornecer motores, de acordo com o regulamento. Se isso acontecer, estaremos prontos, com certeza. Mas, no futuro imediato, não estamos buscando uma equipe cliente, é muito cedo para isso”.
“Vamos focar em nosso programa de fábrica. Queremos ser competitivos em três anos. É uma meta realista. Queremos lutar por vitórias em nosso terceiro ano”.
“Estamos cientes do desafio. É interessante para a Audi chegar em 2026 porque tomamos a decisão com antecedência. Faltam 42 meses para o primeiro GP. Deve ser uma das decisões mais esperadas dos últimos 30 anos para um fabricante”.
“E em 2026 teremos o início de um novo ciclo regulatório. A unidade de potência e o chassi mudarão. De certa forma, isso pode reduzir a vantagem de concorrentes experientes e facilitar para um novo construtor para ser competitivo”.
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Conheça a cifra milionária que Riccardo ganhará mesmo sem correr na F1 em 2023
Fórmula 1, MotoGP, Stock Car e mais: confira os calendários de 2023 das principais categorias do esporte a motor
Podcast #211 – O que esperar da F1 em 2023?
Audi já tem ‘dor de cabeça’ pensando em entrada na F1 em 2026
F1: Hamilton posta fotos em Buenos Aires e elogia a Argentina
Com Moraes já no top 10, tempestade cancela programação do Dakar
Helicópteros de socorro e resgate não conseguiram entrar em zona afetada
TCR South America: Llaver é o primeiro piloto confirmado para a equipe Toyota de Ramonda
Campeonato sul-americano abre 2023 com novidades no grid
Podcast #211 – O que esperar da F1 em 2023?
Confira o debate dos jornalistas Erick Gabriel, Carlos Costa e Guilherme Longo, repórteres do Motorsport.com
Dakar: Em dia interrompido por tempestade, Sainz sofre e Al-Attiyah assume liderança; brasileiros têm bons resultados
Gugelmin obteve a vitória na classe T3 enquanto três brasileiros foram top 3 na T4; já Lucas Moraes teve seu primeiro top 10 na T1, a classe principal
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:

source

Leave a reply