Audi traça metas na Fórmula 1 e quer brigar por vitórias a partir de 2028 – Tarobá News

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A Audi estreará na Fórmula 1 em 2026 como parceira da Sauber, que até o final de 2023 será responsável pelas operações da equipe Alfa Romeo. E já tem uma meta na categoria: a partir de 2028, incomodar as principais rivais e brigar por vitórias.

“Queremos ser competitivos em três anos”, afirmou Adam Baker, CEO da divisão da Audi responsável pelo projeto na Fórmula 1, em entrevista publicada neste domingo (25) pelo jornal esportivo espanhol As. “É um objetivo realista. Queremos competir por vitórias no terceiro ano”, completou o dirigente australiano.

O desafio da marca alemã, a curto e médio prazo, é enfrentar rivais já estabelecidas na Fórmula 1 – Ferrari, Mercedes, Honda e Renault, que devem estar na F1 em 2026, já contam com longa experiência na categoria. Mas nada que assuste Adam Baker.

“Estamos conscientes do desafio que temos adiante. É atraente para a Audi entrar em 2026, porque decidimos isso com tempo. Temos 42 meses até a primeira corrida. Nos últimos 30 anos, deve ser uma das decisões com maior antecipação de qualquer fabricante”, afirmou.

“Além disso, em 2026, começa um novo regulamento, enquanto habitualmente outros (times) entraram na metade de um ciclo. Mudarão as unidades de potência e também os chassis. De alguma forma, é possível resetar a vantagem dos competidores com experiência no passado, e facilita que os novos construtores possam ser competitivos.”

Na Fórmula 1, a Audi não descarta a possibilidade de fornecer motores para outra equipe além da Sauber. Mas diz que, no momento, o projeto é de exclusividade.

“Podemos ser exigidos pela FIA a administrar motores segundo as normas. Se isso acontecer, estaríamos preparados, sem dúvidas. Mas, neste momento, não estamos buscando uma equipe cliente”, assegurou Adam Baker, que informa que a fabricante deve começar a desenvolver seu motor para 2026 já nos próximos meses.

“A FIA seguirá trabalhando com as equipes pelas regras dos chassis de 2026, que podem ser diferentes de maneira significativa, e espero que publiquem uma primeira versão dessas no fim de 2023, talvez terminem em 2024. Então, começaremos o trabalho de chassis, alinharemos as duas coisas e começarão os testes em 2025 para competir em 2026”, projetou.

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