Audiência pública do STF vai discutir abertura de cursos de medicina – Portal EBC

0
57

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Será realizada nesta segunda-feira (17), com transmissão pela TV Justiça e pela Rádio Justiça, uma audiência pública para discutir a exigência de chamamento público antes da autorização para funcionamento de novos cursos de Medicina. O tema é objeto da Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) 81 e da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7187, ambas relatadas pelo ministro Gilmar Mendes.
A programação da audiência pública terá exposição de 47 entidades da sociedade civil nas áreas de educação e saúde, universidades, autoridades do Poder Executivo, parlamentares, ex-ministros, secretarias de Saúde, municípios e estudantes de Medicina. Cada exposição terá 10 minutos. A audiência ocorrerá das 9h30 às 12h30 e das 14 h às 20 h, na Sala de Sessões da Primeira Turma do STF.
De acordo com o ministro Gilmar Mendes, a escolha dos participantes se baseou em critérios de representatividade, especialização técnica, diversidade de gênero, expertise e garantia de pluralidade de opiniões, com paridade dos pontos de vista a serem defendidos. No total houve mais de 80 inscritos para participar da audiência pública.
Todos os inscritos, inclusive os que não foram selecionados como expositores, poderão enviar contribuições por escrito, até 17 de outubro para o endereço eletrônico ADC81audiencia@stf.jus.br. O material será incorporado ao relatório final da audiência pública. 
O chamamento público é um procedimento feito pela administração pública para selecionar parcerias para executar atividades ou projetos que tenham interesse público. No caso dos cursos de Medicina, ele está previsto no Programa Mais Médicos (Lei 12.871/2013, artigo 3º), sob a responsabilidade do Ministério da Educação.
Na ADC 81, a Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup) defende a exigência, enquanto o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub) sustenta que a medida favorece grandes grupos e viola a autonomia universitária, entre outros princípios.
Edição: Fábio Massalli
Turista brasileiro foi  atingido por um bloco de gelo que se soltou do teto da  “Caverna do Jimbo”, uma formação localizada em uma área de geleiras dentro do Parque Nacional Tierra del Fuego.
Segundo a secretaria estadual de Saúde, o bloqueio de rodovias também atrasou a distribuição de vacinas despachadas de São José para municípios de Araranguá, Criciúma e Tubarão.
Com o total de 56,899 pontos, a brasileira de 23 anos garantiu o lugar mais alto no pódio do Mundial de Ginástica Artística disputado em Liverpool (Inglaterra).
No ano, a antecipação de distribuição de dividendos já atinge R$ 180 bilhões, o que é criticado pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) e pela Associação dos Petroleiros Acionistas Minoritários da Petrobras (Anapetro).
É o que mostra pesquisa da Universidade Federal de São Paulo, que acompanhou mais de 1,9 mil crianças de São Paulo e Porto Alegre, em período de sete anos, da infância à juventude.
Segundo o site Downdetector, que monitora reclamações de serviços, desde as 8h o número de queixas por minuto está acima da média. Às 15h34, foram registradas 53 reclamações por minuto.
O tribunal analisará a invasão de campo por torcedores do Sport em jogo da 35ª rodada da Série B do Brasileiro disputado no dia 16 de outubro na Ilha do Retiro.
Zagueiro do Barcelona revelou pelas redes sociais que vai se aposentar na próxima semana. Ele coleciona 35 troféus conquistados ao longo dos 18 anos de carreira.
A PRF informou que ainda restam ao menos 73 pontos de interdição parcial ou bloqueio integral em trechos de vias federais que cortam o país.  
Geraldo Alckmin informou que a partir de segunda-feira começarão as reuniões de trabalho. De acordo com a legislação, 50 pessoas podem ser nomeadas para atuar na equipe de transição.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Leave a reply