B3 ABRE SEMANA EM BAIXA MAS DEVE FECHAR O ANO NO POSITIVO.
Após subir 2% na sexta-feira (23), a bolsa de valores brasileira B3 abre a semana em queda. Às 13h30, o índice de referência Ibovespa caía 0,81%, indo a 108.809 pontos. Um dos fatores para o recuo é a baixa liquidez da sessão, em razão do fechamento dos mercados nos Estados Unidos e Europa fechados. Ainda assim, a B3 deve fechar o ano no positivo. Na sexta, o indicador acumulava alta de 4,65% no ano.
No cenário local, o mercado financeiro baixou suas previsões da inflação e do PIB para 2022. As expectativas com a inflação afetam o comportamento dos investidores, como sinalizador do futuro dos juros básicos. Na política, a definição da maior parte da futura equipe econômica do presidente eleito Lula (PT) diminuiu as incertezas. Resta apenas conhecer quem será o ministro do Planejamento.
No cenário externo, os olhos do mercado seguem atentos ao aumento dos casos de Covid na China. O governo local reduziu as medidas de combate ao novo coronavírus conhecidas como Covid zero. O menor temor na atividade produtiva, contudo, pode representar receio maior na curva de contágio.