Baiano 2023 mantém fórmula de disputa e transmissão deve seguir … – Cassio Zirpoli
por out 26, 2022 | Nacional, Nordeste | 0 Comentários
A reunião ocorreu na sede da federação, em Lauro de Freitas. Foto: Maurícia da Matta/FBF.
Sem surpresa, o Campeonato Baiano de 2023 repetirá o regulamento da última edição, com o campeão fazendo 13 jogos ao todo, sendo 9 no turno e 4 no mata-mata. Ou seja, deverá chocar bastante com a Copa do Nordeste, cuja campanha de título necessita de 12 jogos, sendo 8 no turno e 4 no mata-mata. Este possível cenário de 25 jogos ficaria num espaço de 16 datas, segundo o calendário oficial imaginado pela CBF.
No conselho técnico do “campeonato mais antigo do Nordeste”, o lema presente no evento, estiveram presentes os dirigentes dos dez clubes participantes, da cúpula da FBF e um convidado especial, que nos leva a outro ponto. Eis o trecho da nota no site da federação: “A diretoria da FBF, representada pelo presidente, Ricardo Lima, o vice-presidente, Manfredo Lessa, a diretora de competições, Taíse Galvão, o diretor de registros e transferências, Felipe Quadros, e o presidente da Ceaf-BA, Jailson Macedo, conduziu o encontro. Também sentou à mesa o diretor-geral do Irdeb/TVE, Flávio Gonçalves”.
O “Irdeb” é o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia, a fundação estatal que tem a TVE como principal veículo de comunicação. A emissora exibiu o Estadual em 2021 e 2022, tanto na tevê aberta quanto no Youtube, após desbancar a Rede Bahia, a afiliada da Rede Globo no estado. Até aqui, não houve um comunicado formal sobre a renovação do acordo, embora a continuidade seja esperada nos bastidores. A presença de Flávio na mesa, como já havia sido no último arbitral, parece ser um ótimo indicativo disso. Em termos econômicos, os dois grandes receberam R$ 949.500 por edição, cada um, no último contrato.
A 120ª edição do Campeonato Baiano da 1ª divisão será formada pelos oito melhores de 2022 (Atlético de Alagoinhas, Jacuipense, Bahia de Feira, Barcelona de Ilhéus, Vitória, Bahia, Juazeirense e Doce Mel), além do campeão e do vice da 2ª divisão (Itabuna e Jacobinense). A competição irá de 10 de janeiro até 9 de abril, com previsão de 51 jogos. Lembrando que as últimas duas edições foram vencidas pelo Atlético, o primeiro clube do interior a ganhar em dois anos seguidos.
1ª fase – Turno único com 10 times (avançam os 4 primeiros)
2ª fase – Semifinal (1º x 4º e 2º x 3º; ida e volta)*
3ª fase – Final (ida e volta)*
* Em caso de empate, disputa de pênaltis
Copa do Brasil 2024 – O Campeonato Baiano de 2023 irá premiar os três primeiros colocados na classificação final com a vaga na 1ª fase da copa nacional.
Copa do Nordeste 2024 – O Estadual dá duas vagas no Nordestão, mas só o campeão vai direto à fase de grupos. A outra vaga na fase principal fica com o melhor ranqueado do estado. Portanto, a 3ª vaga da FBF, para o “Pré-Nordestão’, ficará para o melhor colocado do Estadual excetuando os times das vagas 1 e 2. Caso o campeão baiano não esteja nas Séries A ou B do Brasileiro (ou seja, Bahia ou Vitória), a 3ª vaga irá para o segundo melhor ranqueado do estado.
Série D 2024 – A FBF tem direito a três vagas na 4ª divisão nacional, duas delas aos melhores colocados do Baiano de 2023 à parte dos clubes já presentes nas divisões acima. Já a 3ª vaga será do campeão de uma copa estadual envolvendo 5 times da 1ª divisão e 5 times da 2ª divisão, prevista para o segundo semestre.
Tweets by @Cassito_Z
!function(d,s,id){var js,fjs=d.getElementsByTagName(s)[0],p=/^http:/.test(d.location)?’http’:’https’;if(!d.getElementById(id)){js=d.createElement(s);js.id=id;js.src=p+”://platform.twitter.com/widgets.js”;fjs.parentNode.insertBefore(js,fjs);}}(document,”script”,”twitter-wjs”);