Baiano é eleito presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos
Na manhã desta quinta-feira (7), Diego Albuquerque, de 41 anos, foi eleito presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).A eleição aconteceu em assembleia que foi realizada no Rio de Janeiro, onde Diego, que liderou a chapa “Inovação” ao lado do vice-presidente Marcelo Falcão, obteve a maioria dos votos numa disputa apertada, vencendo por 127 a 124 contra a chapa composta por Renato Cordani (SP) e Poliana Okimoto.
Diego Albuquerque, natural de Salvador, Bahia, é reconhecido por sua atuação como presidente da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA). Durante sua gestão, conseguiu triplicar o número de atletas federados no estado e implementou o projeto social “Natação em Rede”, que oferece aulas gratuitas de esportes aquáticos para mais de 3.500 jovens.
Além de gestor, Diego é atleta de natação, águas abertas e polo aquático, tendo conquistado medalhas em competições nacionais e internacionais. Em agosto de 2024, no Campeonato Panamericano Máster em Trinidad e Tobago, conquistou três medalhas de ouro e uma de prata nas provas de 50, 100, 200 e 400 metros livres.
”Assumir a presidência da CBDA é uma honra e uma responsabilidade imensa. Nosso compromisso é fortalecer o esporte em todo o país, promovendo inclusão, desenvolvimento e excelência esportiva”, afirmou Diego.
O novo presidente da CBDA já anunciou que suas primeiras ações serão a reestruturação administrativa da entidade e a implementação de programas de incentivo à base esportiva, visando preparar novos talentos para os próximos ciclos olímpicos.