Bem nos clássicos, Fluminense recebe o Botafogo, ótimo visitante no Brasileiro – Extra

0
52

O clássico de hoje entre Fluminense e Botafogo, às 16h, no Maracanã, coloca frente a frente dois rivais que vivem momentos distintos no Rio de Janeiro. Além de campeão carioca, o tricolor é o sexto melhor mandante do Campeonato Brasileiro, enquanto o Botafogo é o segundo pior. Por outro lado, visitante na partida desta tarde, o alvinegro é o segundo melhor time do Brasil quando o assunto é jogar fora do Nilton Santos.
No clássico de hoje, resta saber qual Botafogo estará em campo: o que vence fora de seu estádio, ou o que tem dificuldades em jogos no Rio de Janeiro.
Em três clássicos que disputou até aqui no campeonato, o Botafogo perdeu dois e venceu apenas um. Curiosamente, a única vitória foi quando jogou em Brasília contra o Flamengo. Ou seja, jogando no Rio de Janeiro o alvinegro tem aproveitamento de apenas 33,3% no Brasileirão. Foram 16 jogos, com oito derrotas, quatro empates, quatro vitórias e apenas 16 pontos feitos.
Mesmo com todos esses números ruins, o desempenho do Botafogo fora de casa possibilita que os torcedores e os comandados de Luís Castro sonhem com uma vaga na Libertadores.
— Estamos com esse foco (classificar para a Libertadores). Sei que tem também a Sul-Americana, mas nosso foco é entrar, fazer os três pontos e ver no fim do campeonato se deu o G8 ou se não deu — falou o meia Eduardo.
Para a partida, Luís Castro pode ter o quarteto defensivo que iniciou a partida contra o São Paulo, última vitória. Na lateral-direita, Rafael voltou a treinar depois de ser liberado pelo departamento médico por lesão muscular e deve estar entre os titulares. Quem também volta é Victor Cuesta, que não jogou contra o Inter por forças contratuais, já que pertence ao colorado.
Já no meio-campo, o Botafogo só deve ter Eduardo entre os titulares, já que Lucas Fernandes segue lesionado e Tchê Tchê está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
— Temos um grupo muito bom, tanto os volantes, quanto o meio-campo, independentemente de quem joga, vai estar bem preparado. Gostamos quando temos sequência de jogadores ali, mas isso não afeta muito, todos trabalham para jogar, a briga ali está bem difícil — avaliou Eduardo.
Ontem, o clube anunciou a renovação do contrato do jovem atacante Matheus Nascimento até 2025, com valorização salarial. O acordo foi selado com a presença de John Textor, dono da SAF do clube, que deve ir ao Maracanã hoje.
No caso do Fluminense, serão disputados mais três jogos no Rio de Janeiro: o clássico de hoje diante do Botafogo, o duelo com o São Paulo, em 5 de novembro, e a partida contra o Goiás, no dia 9, todos no Maracanã. Matematicamente, o tricolor sabe que precisa de mais nove pontos para garantir, no mínimo, uma vaga na pré-Libertadores de 2023, mas estima-se que a pontuação também possa garantir um lugar na fase de grupos em caso de tropeços dos adversários diretos.
Diferentemente do Botafogo, o Fluminense tem o fator casa como grande diferencial para sonhar com uma vaga na competição internacional. Até aqui, dos 54 pontos conquistados no torneio, 32 vieram no Rio de Janeiro. São 16 jogos, com 10 vitórias, dois empates e quatro derrotas. O último revés foi diante do América-MG, há duas rodadas, mas o anterior a este aconteceu há quase dois meses, no revés para o Atlético-GO.
Outro ponto usado como motivação para o Fluminense é o bom retrospecto recente em clássicos. Nos últimos 21 jogos diante dos principais rivais cariocas, venceu 13, empatou cinco e perdeu só três. Uma das derrotas foi para o Botafogo, mas ainda assim valeu a vaga na final do Campeonato Carioca de 2022, que mais tarde seria vencido pelo Fluminense.
Para a partida de hoje, o volante Martinelli projetou um rival mais forte, em razão dos reforços que chegaram no meio do ano. Ele também revelou que a motivação é maior em duelos regionais.
— Vai ser um Botafogo muito mais forte do que no primeiro turno, eles contrataram nessa janela, temos que ter máxima atenção, estamos trabalhando. No domingo, temos que entrar com muito empenho para buscar, junto com nossa torcida no Maracanã, os três pontos, vão ser fundamentais nessa reta final para a gente — afirmou Martinelli.

source

Leave a reply