Bird supera Vergne por menos de 0s1 e leva Jaguar ao topo no TL1 do eP de Diriyah – Notícia de Fórmula E – Grande Prêmio
A Fórmula E deu o pontapé inicial no eP de Diriyah nesta quinta-feira (26), com a realização do TL1 no circuito árabe. E na primeira sessão noturna da temporada, a Jaguar fez bonito: colocou seus dois carros entre os três primeiros, com com Sam Bird na ponta e Mitch Evans em terceiro. O britânico anotou 1m10s402 em sua volta mais rápida, o suficiente para superar Jean-Éric Vergne, da DS Penske, por apenas 0s084.
No fim, o primeiro treino dos novos carros Gen3 no circuito terminou com 18 pilotos separados por menos de 1s de diferença. Além disso, uma leve garoa caiu durante os primeiros minutos e afetou os primeiros tempos registrados na sessão.
As atividades em Diriyah começaram com Maserati, Jaguar e Porsche saindo para a pista primeiro, e Edoardo Mortara marcou o tempo inicial de 1min20s489. Na sequência, apareceram os carros de Mahindra, Nissan, NIO e Andretti, além da McLaren de Jake Hughes e a Abt Cupra de Kelvin van der Linde — que substitui o titular Robin Frijns, em recuperação de uma fratura na mão.
Com 26 minutos para o fim da atividade que abriu o fim de semana, a bandeira amarela foi acionada em toda a pista por conta de um contato entre René Rast e Stoffel Vandoorne, o que resultou em danos na asa dianteira do piloto da McLaren.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Faltando 12 minutos para o fim, a DS Penske estava indo bem — após um fim de semana para esquecer na Cidade do México — e detinha as duas primeiras posições, com Vandoorne em primeiro e Vergne em segundo. No entanto, apesar de Dan Ticktum ter alcançado o topo a 10 minutos do fim, com 1m10s777, Sam Bird pegou o posto para si no último suspiro, enquanto Evans aproveitou para pular para terceiro.
Já em relação aos brasileiros, Lucas Di Grassi passou boa parte do tempo na sétima posição com a Mahindra, enquanto Sérgio Sette Câmara era o 12°. No entanto, o campeão de 2016/2017 perdeu duas posições no fim e acabou em nono, a 0s479 do topo da tabela. O piloto da NIO, por sua vez, foi o 13º colocado.
A Fórmula E volta à pista nessa sexta-feira, com o TL2 programado para acontecer a partir das 7h25 (horário de Brasília). A classificação acontece no mesmo dia, a partir das 9h40, enquanto a primeira corrida da rodada dupla de Diriyah será realizada às 14h.