BMW deixa F1 “longe do radar” em 2026 e foca no desenvolvimento de hipercarros – Grande Prêmio

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A BMW tratou de descartar qualquer possibilidade de voltar a fornecer motores para a Fórmula 1 a partir de 2026. A montadora alemã, com a chegada da Audi e da Porsche, evidentemente é um nome considerado para fazer parte da categoria.
Porém, o chefe da BMW M Motorsport, Andreas Roos, em entrevista ao Motorsport-Total.com, deixou claro que a F1 está longe do radar. “Estar ausente não é um problema para nós. Acho que precisamos ser realistas, é um investimento muito alto e, para ter retorno, é preciso que tenha sucesso por muito tempo.”
Roos entrou para a montadora alemã após a saída de Mike Krack, que foi contratado pela equipe da Aston Martin na Fórmula 1. O foco da BMW é seguir desenvolvendo seus hipercarros, que terá o modelo BMW M Hybrid V8 estreando no IMSA, na classe LMDh, em 2023 antes de chegar ao Mundial de Endurance a partir de 2024 e brigar pela vitória nas 24 Horas de Le Mans.
“Já estamos praticamente finalizando a transformação para eletrificação e a classe LMDh se encaixa perfeitamente agora, não apenas em 2026 quando a F1 seguir nessa direção. É com este ponto de vista que achamos esse ser o momento certo para desenvolvermos isso”, explicou Roos.
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O novo regulamento de motores para 2026 da Fórmula 1 aumenta a quantidade de energia elétrica e traz consigo o interesse de novos fabricantes. A Audi já anunciou que está dentro, enquanto a Porsche, parceira dentro do grupo Volkswagen, segue interessada, mas viu a colaboração planejada com a Red Bull ser descartada após o fracasso nas negociações. Especula-se que a Honda também considera um retorno daqui três anos.
Frank van Meel, CEO da BMW M Motorsport, reconheceu o valor e o alcance de marketing da F1, mas aponta que a marca não pratica automobilismo só por conta disso. “Queremos desenvolver juntos, por isso, a LMDh tem maior importância para nós do que a Fórmula 1. Está muito longe de nossos produtos da série M e também em termos de tempo com o tema da eletrificação”, completou o holandês.
A BMW esteve na Fórmula 1 entre 2000 e 2010, primeiro como fornecedor de motor para Williams até 2005, depois como equipe própria a partir de 2006 em parceria com a Sauber. Foram 89 GP’s, com uma pole-position no Bahrein em 2008 e uma vitória em Montreal no mesmo ano, ambas com Robert Kubica, além de 17 pódios. Sua última aparição na categoria foi em Abu Dhabi, em novembro de 2010.

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