Boca de urna aponta vitória de candidato conservador na Alemanha

Os conservadores da oposição alemã venceram as eleições nacionais neste domingo (23) e abriram caminho para o líder do partido Friedrich Merz ser o próximo chanceler do país. A AfD (Alternativa para a Alemanha), de extrema-direita, ficou em segundo lugar, seu melhor resultado de todos os tempos, mostraram as pesquisas de boca de urna.
Segundo a agência Reuters, após uma campanha marcada por uma série de ataques violentos e intervenções do governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o bloco conservador CDU/CSU obteve 28,5% dos votos, seguido pelo AfD com 20%, segundo pesquisa de boca de urna publicada pela emissora pública ZDF.
Merz, que tem 69 anos, não possui experiência anterior no executivo, mas prometeu exercer maior liderança do que o chanceler Olaf Scholz e estabelecer maior contato com os principais aliados, ampliando o protagonismo da Alemanha no coração da Europa.
Um liberal econômico impetuoso que deslocou os adversários conservadores para a direita, ele é considerado a antítese da ex-chanceler conservadora Angela Merkel, que liderou a Alemanha por 16 anos.
Sem uma maioria em um cenário político cada vez mais fragmentado, contudo, seus correligionários conservadores terão que sondar parceiros para formar uma coalizão.