Bolsonaro amplia vantagem nas cidades amazônicas que mais desmatam – Metrópoles

0
126


07/10/2022 18:44, atualizado 07/10/2022 19:45
Na corrida presidencial, Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, teve um bom desempenho no primeiro turno das eleições em 8 dos 10 municípios que mais desmataram na Amazônia em 2021, segundo o Observatório do Clima. Os dados da devastação foram divulgados pelo sistema Prodes, ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Disputando o segundo turno das eleições com Bolsonaro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ganhou em apenas dois municípios do bioma Amazônia com maiores índices de desmatamento no ano passado.
Na última eleição presidencial, em 2018, Bolsonaro havia liderado no primeiro turno, disputado contra o então candidato Fernando Haddad (PT), em sete municípios entre os que têm maior índice de desmatamento.
O presidente Bolsonaro ampliou sua vantagem em Novo Progresso, no Pará, município recordista em queimadas e desmatamento nos últimos quatro anos. Nas eleições de 2018, o então candidato obteve 72,7% dos votos, já neste ano atingiu 79,6%.
Bolsonaro também ampliou a vantagem nos municípios de Altamira, no Pará, de 54,3% em 2018 para 57,7% em 2022; em São Félix do Xingu (PA), de 52,7% para 63,1%, em Itaituba (PA), de 47,5% para 57,8%; em Apuí, no Amazonas, de 46,4% para 58,9%; e Colniza, em Mato Grosso, de 62,1% para 71,1%.

Segundo o Observatório do Clima, São Félix do Xingu tem o maior índice de rebanho bovino no Brasil. Além disso, é o município que mais emite gases de efeito estufa no país.
“Não é nenhuma surpresa que o cruzamento do mapa eleitoral com o do desmatamento mostre esse resultado. Criminosos ambientais na Amazônia e no resto do país nunca foram tão beneficiados e estimulados como no governo Bolsonaro, e votam nele por gratidão e por identificação com o que ele representa”, disse o secretário executivo do Observatório, Marcio Astrini.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.
O DF possui 40 grupos escoteiros em diversas regiões do DF, com quase 3 mil membros associados. O evento reúne crianças de 6 a 11 anos
Daiana Rosa da Silva Luz atirou em Fábio Aurélio Silva a pouca distância. Ela tentou matar o namorado com mais tiros, mas arma falhou
Polícia Civil concluiu o inquérito sobre o caso que ocorreu no dia 26 de setembro. Cada um deles responderá por crimes distintos
Mensagem inventa dados sobre habitantes e votos registrados em cidades brasileiras para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
É falso o áudio atribuído a Ciro Gomes sobre esquema armado para eleger Lula e uma tomada de poder pelas Forças Armadas caso isso aconteça
Todos os direitos reservados

source

Leave a reply