Bolsonaro assinou ATO INSTITUCIONAL e decretou NOVAS ELEIÇÕES em janeiro? Entenda boato das redes sociais – JC Online
Política do Recife, Pernambuco e do Brasil. Informações exclusivas, bastidores e tudo que você precisa saber sobre o mundo político
Em um minuto e meio, o narrador do vídeo filma páginas de um documento, que teria a data suposta de 9 de dezembro deste ano.
Nos últimos dias, foi divulgado nas redes sociais que o presidente Jair Bolsonaro (PL) teria assinado um “Ato Institucional”, decretando novas eleições presidenciais no Brasil.
Um vídeo é responsável pela informação. Em um minuto e meio, um narrador filma páginas de um documento, que teria a data suposta de 9 de dezembro deste ano. O responsável afirma que o tal decreto passaria a valer de 13 de dezembro de 2022 até 31 de dezembro de 2030.
O suposto “Ato Institucional Nº 1” afirma que uma nova eleição presidencial será realizada em 11 de janeiro de 2023 em turno único; que candidatos que tenham sido presos ou processados nos últimos 10 anos são inelegíveis; que o presidente da República pode determinar a inspeção das urnas e que todos os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vão ser substituídos.
A informação de que Jair Bolsonaro tenha assinado um ato institucional é falsa, uma fake news.
Segundo a Lupa, agência de checagem de notícias, nenhum ato institucional foi editado por Bolsonaro nos dias 9, 12 ou 13 de dezembro. No Diário Oficial da União (DOU) não foi publicado nenhum decreto ou ato na seção da Presidência da República com conteúdo parecido.
Além disso, o “texto” do ato apresenta erros de português que dificilmente aparecem no Diário Oficial.
Por isso, é falsa a informação de que o presidente Jair Bolsonaro tenha decretado novas eleições ou assinado um ato institucional relacionado a isso.
Sobre
Estudante de Jornalismo, cursando o 7º período na Universidade Católica de Pernambuco
Localidade:Recife
Telefone:(81) 3413-6261
Cargo:Estagiário
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Jornal @ 2022 – Uma empresa do grupo JCPM
PARA SOLICITAÇÃO DE LICENCIAMENTO, CONTACTAR [email protected]