BOLSONARO assinou NOVO DECRETO de mobilidade militar? Agora FORÇAS ARMADAS têm tutela do país? – JC Online

0
69

Política do Recife, Pernambuco e do Brasil. Informações exclusivas, bastidores e tudo que você precisa saber sobre o mundo político
Mensagens na internet falam que o presidente Bolsonaro realizou novo decreto sobre mobilidade militar que daria às Forças Armadas a tutela do Brasil; veja se história é verdade e se ocorrerá intervenção militar no país
Mais uma fake news circula nas redes sociais sobre possibilidade de golpe militar no Brasil. Quando a história sobre um GLO ainda está circulando fortemente na internet, já surge mais uma história de golpe. 

TÉRCIO TEIXEIRA/AFP
Manifestações ocorrem desde o fim das eleições, apoiadores de Bolsonaro estão em frente a quartéis do Exército solicitando intervenção militar; fake news buscam aumentar as movimentações antidemocráticas – TÉRCIO TEIXEIRA/AFP

Desta vez, a história é de que o presidente Jair Bolsonaro (PL) assinou um novo decreto de mobilidade militar. As mensagens nas redes sociais indicam que o tal decreto dá para as Forças Armadas a tutela do Brasil
Segundo a fake news, o Brasil estaria sob ameaça por todos os lados e com uma guerra iminente. Por isso, o presidente Bolsonaro haveria aprovado o tal decreto de mobilidade militar. 

Porém, segundo o site boatos.org, as mensagens são mentiras divulgadas para insuflar os movimentos antidemocráticos que ainda ocorrem no país contra a vitória de Lula (PT)
Além das características típicas de fake news, que trazem informações superficiais, com exagero de expressão e nenhuma fonte confiável, o boatos.org teve acesso ao documento apontado como prova da intervenção militar e descobriu seu real conteúdo. 
Na verdade, o texto não é um decreto, mas sim uma portaria que garante a atualização das regras sobre mobilização militar. Não ocorre a solicitação do tipo, apenas uma revisão sobre suas regras
A mobilização seria uma ferramenta que pode ser solicitada pelo líder do Executivo em caso de ameaças estrangeiras, não vinculadas com o caráter de intervenção militar solicitada por alguns apoiadores do presidente Bolsonaro.
A ideia dessa mobilização militar seria redistribuir os recursos disponíveis no país para manter a viabilidade, nem sendo explicitamente vinculado com interferência física por parte das Forças Armadas. O último manual do tipo é de 2015, o que torna a assinatura da portaria uma ação cotidiana de atualização das regras. 
O documento assinado por Bolsonaro não estabelece intervenção militar nenhuma, é apenas uma ação de rotina para manter atualizada as regras do país. 

Sobre
Estudante de Jornalismo da UFPE, repórter-estagiária do Blog de Jamildo
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Jornal @ 2022 – Uma empresa do grupo JCPM
PARA SOLICITAÇÃO DE LICENCIAMENTO, CONTACTAR [email protected]

source

Leave a reply