Bolsonaro chama Lula de ‘pinguço’ e cita manobra pró-Alckmin pelo STF – InfoMoney

0
74

Entrar
Top 5 Dividendos
Eleições 2022
Infotrade
Semana dos Vencedores
Manual dos Dividendos
Presidente também reclamou da multa que recebeu do TSE por ter chamado embaixadores para difundir informações falsas sobre a urna eletrônica
Em tom exaltado, o presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a criticar, nesta sexta-feira (7), o ministro Alexandre de Moraes, que atualmente preside o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O chefe do Executivo também chamou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), seu adversário no segundo turno da disputa pelo Planalto, de “pinguço”.
Durante uma entrevista a jornalistas em Brasília, Bolsonaro disse que Moraes “está ajudando a enterrar o Brasil” e criticou a decisão do ministro de quebrar o sigilo de mensagens de Mauro Cesar Barbosa Cid, assessor da Presidência. A determinação foi no âmbito das investigações do inquérito das milícias digitais.
“O tempo todo usando a caneta para fazer maldade, tentar me tirar de combate, para desgastar. Já desafiei o Alexandre de Moraes, que vazou a quebra de sigilo telemático do meu ajudante de ordens, que é um crime o que esse cara fez. Esse cara fez um crime. Meu ajudante de ordem, em especial o Cid, porque eu tenho quatro, é um cara de confiança meu”, disse o presidente.
Bolsonaro também reclamou da multa de R$ 20 mil que recebeu do TSE por ter chamado embaixadores estrangeiros em Brasília para difundir informações falsas sobre a segurança do sistema de votação eletrônico brasileiro. A Corte entendeu que o presidente fez propaganda eleitoral antecipada.
“Será que é difícil enxergar tudo isso, que eu estou lutando não é por mim? É pelo Brasil. Para mim era muito mais fácil estar do outro lado do balcão, do lado daquele cara que está no Supremo e está no TSE [Alexandre de Moraes]. Tudo canetando contra mim. Acabou de me dar uma multa de R$ 20 mil porque eu reuni embaixadores aqui”, afirmou.
Bolsonaro citou ainda uma possível manobra pró-Alckmin pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na qual os ministros da Corte estariam apoiando Lula para depois derrubá-lo e deixarem seu vice, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, governando o país.
“Não sou refém de ninguém. Por que muitos preferem o Lula, alguns do Supremo? Porque vai ser marionetado. Vai ser mandado, vai ter rabo preso. E que vontade, né, de cassar o Lula, se um dia ele chegar, para o Alckmin, amigo íntimo de Alexandre de Moraes, assumir o governo. É mentira o que eu estou falando? Será que é difícil vocês entenderem isso?”, declarou Bolsonaro.
O presidente também chamou Lula de “pinguço”. “Se vocês botarem um pinguço para dirigir o Brasil, um cara sem qualquer responsabilidade, que tem um rastro de corrupção. Um rastro de deboche para com a família brasileira, de ataques a padres, a pastores, de ataque às Forças Armadas, de ataque aos policiais. Vocês acham que vai dar certo?”, disse.
Ele falou ainda que o PT ficou 14 anos no Poder e não conseguiu pagar um auxílio com valor razoável aos pobres. “O que o ex-presidente fez pelo Nordeste?”, indagou. “Ora, se lugar de pastor é na igreja e de militar é no quartel, lugar de ladrão é na cadeia. Será que é difícil entender isso? Não vou perder minha originalidade. Vou continuar falando o que penso e acho do meu Brasil, do Brasil de todos vocês”, completou o presidente.
Desde o resultado do primeiro turno das Eleições 2022, no dia 2 de outubro, Bolsonaro vinha adotando uma postura mais pacífica em entrevistas para a imprensa, o que foi interrompido hoje.
Nesta sexta-feira, o Datafolha divulgou nova pesquisa de intenção de voto para o segundo turno, mostrando Lula à frente de Bolsonaro por 49% a 44%.
O resultado, apesar de ainda indicar favoritismo ao petista, mostra uma queda de 5 pontos percentuais em relação ao último levantamento, divulgado no sábado (1º). Já Bolsonaro saltou 6 p.p. no mesmo período. A margem máxima de erro da pesquisa é de 2 pontos para cima ou para baixo.
© 2000-2022 InfoMoney. Todos os direitos reservados.
O InfoMoney preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.
IMPORTANTE: O portal www.infomoney.com.br (o “Portal”) é de propriedade da Infostocks Informações e Sistemas Ltda. (CNPJ/MF nº 03.082.929/0001-03) (“Infostocks”), sociedade controlada, indiretamente, pela XP Controle Participações S/A (CNPJ/MF nº 09.163.677/0001-15), sociedade holding que controla as empresas do XP Inc. O XP Inc tem em sua composição empresas que exercem atividades de: corretoras de valoresmobiliários, banco, seguradora, corretora de seguros, análise de investimentos de valores mobiliários, gestoras de recursos de terceiros. Apesar de as Sociedades XP estarem sob controle comum, os executivos responsáveis pela Infostocks são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no Portal não são, sob qualquer aspecto, direcionadas e/ou influenciadas por relatórios de análise produzidos por áreas técnicas das empresas do XP Inc, nem por decisões comerciais e de negócio de tais sociedades, sendo produzidos de acordo com o juízo de valor e as convicções próprias da equipe interna da Infostocks.

source

Leave a reply