Bolsonaro critica decisão de Moraes sobre pesquisas e liga presidente do TSE a Lula e Alckmin – InfoMoney

0
119

Entrar
Liz Truss renuncia
Calendário de Resultados
Eleições 2022
Infotrade
A 3ª Onda das Criptos
Poupança Turbo
“Os institutos vão continuar mentindo, e nessas mentiras quantos votos não arrastam para o outro lado?”, disse o presidente
O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, não demorou a reagir à decisão do comandante do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, de suspender investigações sobre a atuação de institutos de pesquisa durante as eleições.
“Começou aí o Cade e a PF a investigar institutos de pesquisa. O que ele [Moraes] fez? Não pode investigar. Ou seja, os institutos vão continuar mentindo, e nessas mentiras quantos votos não arrastam para o outro lado?”, afirmou o presidente nesta sexta-feira (14), em entrevista ao podcast Paparazzo Rubro-Negro.
Bolsonaro disse ainda que o presidente do TSE tem ligações com o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB), candidato a vice na chapa de Lula.
“[Moraes] Foi secretário de Segurança do Alckmin em São Paulo. Nós sabemos para quem advogava no passado. Na verdade, não é o Alckmin e o Lula, é o Alexandre de Moraes e o Lula. Essa é a verdade”, disse o presidente da República.
Em decisão divulgada na noite de quinta-feira (13), Moraes barrou as investigações abertas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e pela Polícia Federal (PF), a pedido do Ministério da Justiça, sobre os institutos de pesquisa.
De acordo com o magistrado, teria havido “usurpação de competência”, já que essa atribuição caberia à Justiça Eleitoral, e não à PF ou ao Cade. Além disso, o ministro entendeu que não havia elementos que justificassem os inquéritos.
“Tais medidas açodadas, além da incompetência dos órgãos que as proferiram e da flagrante usurpação das funções constitucionais da Justiça Eleitoral, parecem demonstrar a intenção de satisfazer a vontade eleitoral manifestada pelo chefe do Executivo e candidato a reeleição, podendo caracterizar, em tese, desvio de finalidade e abuso de poder por parte de seus subscritores”, anotou o magistrado em seu despacho.
© 2000-2022 InfoMoney. Todos os direitos reservados.
O InfoMoney preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.
IMPORTANTE: O portal www.infomoney.com.br (o “Portal”) é de propriedade da Infostocks Informações e Sistemas Ltda. (CNPJ/MF nº 03.082.929/0001-03) (“Infostocks”), sociedade controlada, indiretamente, pela XP Controle Participações S/A (CNPJ/MF nº 09.163.677/0001-15), sociedade holding que controla as empresas do XP Inc. O XP Inc tem em sua composição empresas que exercem atividades de: corretoras de valoresmobiliários, banco, seguradora, corretora de seguros, análise de investimentos de valores mobiliários, gestoras de recursos de terceiros. Apesar de as Sociedades XP estarem sob controle comum, os executivos responsáveis pela Infostocks são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no Portal não são, sob qualquer aspecto, direcionadas e/ou influenciadas por relatórios de análise produzidos por áreas técnicas das empresas do XP Inc, nem por decisões comerciais e de negócio de tais sociedades, sendo produzidos de acordo com o juízo de valor e as convicções próprias da equipe interna da Infostocks.

source

Leave a reply