Bolsonaro decretou estado de sítio no Brasil? Ocorrerá intervenção militar? Veja se é verdade ou mentira – JC Online

0
123

Política do Recife, Pernambuco e do Brasil. Informações exclusivas, bastidores e tudo que você precisa saber sobre o mundo político
Nas redes sociais circula vídeo em que caminhoneiros afirmam que Bolsonaro haveria decretado estado de sítio no Brasil e que iria ocorrer intervenção militar; veja se história é verdadeira ou falsa
Neste domingo (20), começou a circular em aplicativos de mensagens um vídeo com indivíduos comemorando que o presidente Jair Bolsonaro (PL) havia decretado “estado de sítio” recentemente e relatam que irá ocorrer uma intervenção militar. 

Reprodução de video/redes sociais
Protesto de bolsonaristas em frente ao Comando Militar do Nordeste – Reprodução de video/redes sociais

Porém, de acordo com o site boatos.org, essas informações são falsas. O vídeo além de ser antigo, é mentiroso. Essa fake news já circulou em 2021 e já foi desmentida. 
A lógica de “estado de sítio” é deturpada pelos indivíduos que se identificam como caminhoneiros, esse instrumento pode ser decretado pelo Governo Federal, quando autorizado pelo Congresso Nacional.

Estado de sítio não é a mesma coisa que golpe de estado ou liberação completa, mas sim uma medida de defesa. O instrumento só pode ser realizado em caso de guerra ou atos que violam a segurança nacional, não podendo ser usado para fins pessoais ou disputas pelo poder. Nele o Legislativo e Judiciário teriam suas atuações suspensas de no máximo 30 dias
O presidente Bolsonaro não possui força política para individualmente decretar estado de sítio, seria necessário apoio do Legislativo e levaria tempo para que fosse aprovado
Além disso, se tal situação houvesse ocorrido, diversos veículos de mídia com credibilidade já teriam postado sobre o assunto e estaria nas principais manchetes, nada sobre o assunto consta nos principais jornais do país
Não existe indícios de que Bolsonaro irá decretar um estado de sítio, as situações não se encaixam com o exigido e os protestos pedindo intervenção militar são de apenas uma minoria da população brasileira

Sobre
Estudante de Jornalismo da UFPE, repórter-estagiária do Blog de Jamildo
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Jornal @ 2022 – Uma empresa do grupo JCPM
PARA SOLICITAÇÃO DE LICENCIAMENTO, CONTACTAR [email protected]

source

Leave a reply