Bolsonaro decretou ESTADO DE SÍTIO para INTERVENÇÃO MILITAR? Brasil tem ESTADO DE SITIO? – JC Online

0
101

Política do Recife, Pernambuco e do Brasil. Informações exclusivas, bastidores e tudo que você precisa saber sobre o mundo político
O estado de sítio é somente feito sob algumas condições, como uma declaração de guerra, agressão armada estrangeira, ou um acontecimento que não pôde ser contido pelo estado de defesa
Usuários de redes sociais compartilharam que o presidente Jair Bolsonaro (PL) decretou ou estaria planejando decretar estado de sítio no Brasil. Rumores sobre o assunto estão rendendo discussões sobre a medida nas redes sociais e diversas notícias falsas estão sendo divulgadas.
Saiba abaixo o que é o estado de sítio e como funciona a medida.

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Forças Armadas – BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

O estado de sítio é a mais grave das três medidas excepcionais para retomar a normalidade constitucional no país. Elas são: intervenção federal; estado de defesa e, só então, estado de sítio.
Além disso, essa medida não cabe somente ao presidente. Para a decretação é necessário que sejam ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional.
Uma autorização do Congresso Nacional, aprovada por maioria absoluta, também é necessária para decretar a medida.
O estado de sítio é somente feito sob algumas condições, como uma declaração de guerra, agressão armada estrangeira, ou um acontecimento que não pôde ser contido pelo estado de defesa.

O presidente Jair Bolsonaro não decretou estado de sítio. Qualquer informação ou publicação sobre um suposto decreto da medida no Brasil é falsa.
A informação que Jair Bolsonaro ou qualquer outra autoridade decretou um estado de sítio no Brasil é fake news, uma informação falsa.

Sobre
Estudante de Jornalismo, cursando o 7º período na Universidade Católica de Pernambuco
Localidade:Recife
Telefone:(81) 3413-6261
Cargo:Estagiário
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Jornal @ 2022 – Uma empresa do grupo JCPM
PARA SOLICITAÇÃO DE LICENCIAMENTO, CONTACTAR [email protected]

source

Leave a reply