Bolsonaro foi DIPLOMADO pelas Forças Armadas até 2026? Veja se é verdade – JC Online

0
190

Política do Recife, Pernambuco e do Brasil. Informações exclusivas, bastidores e tudo que você precisa saber sobre o mundo político
Após antecipação da diplomação de Lula, diversas mensagens circulam relatando que Bolsonaro havia sido diplomado como presidente pelas Forças Armadas até 2026, veja se história é verdade e entenda
Na última semana, após o presidente eleito Lula (PT) ter sua diplomação adiantada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), passaram a surgir mensagens na internet que declaravam que o presidente Jair Bolsonaro (PL) havia sido diplomado no dia 1º de dezembro pelas Forças Armadas e que a medida valeria até 2026

Reprodução do Twitter / @giovanicherini
Presidente Jair Bolsonaro ao lado do deputado federal Giovani Cherini, em jantar promovido pelo Partido Liberal (PL) – Reprodução do Twitter / @giovanicherini

As mensagens sobre a história começaram a circular em grupos de apoiadores do presidente Bolsonaro que não aceitam a derrota para Lula. Junto de um texto, vem sendo divulgado um vídeo de uma suposta cerimônia em que Bolsonaro seria diplomado. Mesmo assim, segundo o site boatos.org, a história é falsa
O vídeo apresentado nas mensagens foi um corte retirado de um material maior sobre a cerimônia de promoção de generais do Exército. É normal que durante o Hino Nacional, membros das Forças Armadas prestem continência ao presidente da República. Continência não representa diplomação, é apenas um ato obrigatório.

É regra que membros das Forças Armadas na ativa façam continência ao presidente, membros da reserva também podem realizar o ato, mas não são obrigados. Em nenhum momento do evento houve diplomação de Bolsonaro. A próxima que irá ocorrer será do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva no dia 12 de dezembro
A informação sobre a suposta diplomação de Bolsonaro até 2026 é falsa e serve apenas para dar esperanças para manifestantes que desejam um golpe de Estado. 

Sobre
Estudante de Jornalismo da UFPE, repórter-estagiária do Blog de Jamildo
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Jornal @ 2022 – Uma empresa do grupo JCPM
PARA SOLICITAÇÃO DE LICENCIAMENTO, CONTACTAR [email protected]

source

Leave a reply