Bolsonaro pode perder cidadania italiana de honra que ganhou em 2021 – Yahoo Noticias

0
37

Organizações marcam ato para pedir revogação de cidadania italiana honorária concedida ao ex-presidente Jair Bolsonaro em 2021;
Manifestantes querem desvincular cidade do ex-mandatário brasileiro;
Anquillara Veneta é a cidade de origem do bisavô de Bolsonaro que veio para o Brasil em 1888.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode perder a cidadania honorária de Anquillara Veneta, na Itália. Moradores, partidos e associações da cidade estão pressionando a gestão da cidade para retirar a homenagem feita ao ex-mandatário. Um ato foi marcado para este sábado (28), segundo informações do colunista Jamil Chade, do portal UOL.
A prefeita Alessandra Buoso, do partido de extrema direita Liga Norte, concedeu a cidadania honorária a Bolsonaro por gerir a cidade que foi berço da família italiana dele. Foi de lá que saiu Vittorio Bolzonaro, bisavô do ex-mandatário brasileiro, em 1888. A ortografia do sobrenome mudou após um erro ortográfico de cartório.
Na prática, o título não traz benefícios legais ao ex-chefe do Executivo Nacional. Todavia, depois que ele perdeu as eleições em 2022, organizações que já criticavam a homenagem, passaram a questionar ainda mais a vinculação do nome dele com a cidade.
Partidos ecologistas de oposição pressionam o governo da Itália a não receber Bolsonaro. Ele sequer fez uma solicitação formal de cidadania italiana, mas os filhos dele já apresentaram pedido para terem direito ao passaporte do país europeu.
A manifestação deste sábado ocorrerá em frente à prefeitura, antes do início de uma reunião do Conselho Municipal. Em cartazes distribuídos para convocar o ato, os manifestantes chamam Bolsonaro de “golpista”.
Antonio Spada, líder da Lista cívica “Vivere Anquillara Insieme” explicou ao colunista que a oposição já havia pedido a reunião no conselho para discutir algumas moções, “entre elas o pedido de cassação da cidadania honorária dada a Bolsonaro”.
Segundo o italiano, “além de não exercer nenhum cargo no Brasil”, o ex-presidente “não tem os requisitos para representar os migrantes italianos”.
O político reclamou que a reunião foi marcada às pressas e em horário de expediente de alguns dos interessados para evitar maior formação de quorum na reunião.
Spada menciona a crise humanitária entre os indígenas Yanomami como fator para retirar a cidadania: "Veja, o caso dos yanomami confirma nossas preocupações. Ter o nome da nossa cidade associado a esta pessoa é um grande problema ".
O governador do Texas, Greg Abbott, nomeou um "czar da fronteira" nesta segunda-feira (30) para acelerar a construção do muro na fronteira sul dos Estados Unidos com o México, uma resposta à "recusa" do governo Biden em conter a imigração."Um muro na fronteira (…) é apenas uma maneira pela qual o Texas está respondendo à recusa do presidente Biden em fazer cumprir as leis de imigração", afirmou o governador conservador.
Em 2020, sob o comando de Sérgio Camargo, autarquia defendeu a retirada de obras "marxistas" de biblioteca
BENGALURU, Índia (Reuters) – O presidente-executivo do TikTok, Shou Zi Chew, comparecerá ao Comitê de Energia e Comércio dos Estados Unidos em março, enquanto os legisladores avaliam o aplicativo de compartilhamento de vídeos sob receios sobre segurança nacional, disse a deputada Cathy McMorris Rodgers, nesta segunda-feira. Chew testemunhará em 23 de março, no que será sua primeira aparição perante um comitê do Congresso dos EUA, disse McMorris Rodgers, presidente republicano do painel.
Tricolor é a maior vítima do atacante paraguaio do Timão
Influenciadora está internada com infecção nos rins. Entenda as causas, riscos e tratamento
Cervejeira do Reino Unido queixa-se das dificuldades para exportar a produção para a União Europeia
Veja o momento em que um mau motorista acidentalmente bloqueou o trânsito ao tentar ultrapassar um ônibus em uma estrada estreita na Costa Amalfitana, Itália, em 6 de janeiro.
Vítimas encontravam-se numa mesquita a rezar quando um bombista suicida se fez explodir.
O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, disse nesta…
Jair Bolsonaro pediu a emissão de um visto turístico para permanecer nos EUA, onde se encontra desde o final do seu mandato.
Tarcísio de Freitas defende que estado mantenha participação acionária na empresa, por meio, por exemplo, de ação especial, para ter papel relevante em decisões após venda ao setor privado
Criticado com frequência por causa de sua aparência,  o músico uruguaio Pablo Vares, marido de…
O produtor de eventos Christopher Pontes postou nas redes sociais uma foto romântica com a…
Ao menos 95 pessoas morreram, e mais de 200 ficaram feridas no atentado de segunda-feira (30) contra a mesquita do quartel-general da polícia em Peshawar, noroeste do Paquistão, onde as equipes de emergência prosseguiam nesta terça-feira (31) com as operações para retirar os corpos dos escombros.O quartel-general de Peshawar é uma das áreas mais protegidas da cidade, que também abriga unidades das agências de inteligência e de combate ao terrorismo.
A Marinha da Colômbia eliminou, em uma "operação ofensiva", nove supostos rebeldes do ELN, no golpe mais duro contra a guerrilha desde que foi instalada a mesa de negociações de paz com o governo de Gustavo Petro, informaram as Forças Armadas colombianas nesta segunda-feira (30).O Exército de Libertação Nacional (ELN) – a última guerrilha reconhecida do país após a desmobilização das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em 2017 – sentou-se para negociar com o governo de Gustavo Petr
A travesti e ativista brasileira Keyla Brasil, conhecida por realizar performances nas ruas de Lisboa, está desaparecida desde a última sexta-feira (27), de acordo com a polícia local. Ela vinha recebendo ameaças desde que interrompeu uma peça de teatro para protestar contra um transfake. Caroline Ribeiro, correspondente da RFI em LisboaA denúncia sobre o desaparecimento de Keyla foi feita por integrantes da Casa T, uma organização sem fins lucrativos sediada em Lisboa que fornece abrigo e apoio
Um grupo de formações geológicas capturadas em dezembro passado foi compartilhado pela NASA em 25 de janeiro e causou espanto por sua estranha semelhança com um ursinho de pelúcia gigante.
Nomes que perderão assento incluem figuras próximas do ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados de Lula que ganharam cargos no novo governo, como Marcelo Freixo
Aos 27 anos, Pedro Mussum está seguindo os passos do avô na música. E é o ritmo que encantava o…
Jair Bolsonaro pediu a emissão de um visto turístico para permanecer nos EUA, onde se encontra desde o final do seu mandato.

source

Leave a reply