Bolsonaro se cala sobre Copa para manter apoiadores mobilizados – UOL Confere
Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Felipe Moura Brasil é âncora da BandNews FM e colunista do UOL. Vencedor do Prêmio Comunique-se na categoria Jornalista Influenciador Digital. Maior influenciador político do Brasil no Twitter, de acordo com estudo da empresa de big data Stilingue. Trabalhou nas revistas Veja e Crusoé, no site O Antagonista e na rádio Jovem Pan, onde também foi diretor de Jornalismo. Reúne suas várias frentes de trabalho em www.felipemourabrasil.com.
Colunista do UOL*
25/11/2022 21h21
*Por Redação UOL Notícias
Na Live UOL desta sexta-feira (25), o colunista do UOL Notícias Felipe Moura Brasil falou sobre o silêncio do presidente Jair Bolsonaro (PL), que ignorou —pelo menos publicamente— a vitória do time do Brasil em sua estreia na Copa do Mundo masculina de futebol. Os brasileiros venceram a equipe da Sérvia, por 2 a 0.
Ao contrário de Bolsonaro, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), comemorou o placar —vestindo a camisa da seleção de futebol— ao lado da futura primeira-dama, Janja da Silva.
Para Felipe Moura Brasil, o silêncio de Jair Bolsonaro não é por acaso.
“Tem uma explicação para isso. Os bolsonaristas estão mobilizados e tentando —apesar de ser algo impossível— sabotar a Copa do Mundo. Para eles, não era para ter Copa. Eles estão preocupados com o que está supostamente acontecendo, de acordo com as teorias de suas cabeças. Vários estavam em frente a quartéis vaiando, inclusive, a Seleção”, comentou.
O colunista explicou o que um aceno do atual presidente poderia representar, neste momento.
“Se o Bolsonaro faz qualquer aceno para a Seleção Brasileira, esses militantes podem se desmobilizar e o que ele quer é que se mantenham mobilizados pelo menos até a diplomação [19 de dezembro], pelo menos até a posse [1º de janeiro]. Essa é a estratégia bolsonarista. Ele está lá quietinho, só enchendo o saco do presidente do PL, Valdemar Costa Neto —que acabou sendo condenado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e terá de repensar os gastos para 2023″.
“Bolsonaro se mantém em silêncio para estimular nos bastidores esse pessoal, mandando seus emissários, como [seu advogado] Frederick Wassef, que vimos em um acampamento de bolsonaristas em Brasília, confessando na prática a estratégia de usar os atos para desestimular quem pense em ‘perseguir nosso herói’, nas palavras dele —o que seria, na verdade, investigar e condenar Jair Bolsonaro e seus filhos pelo que fizeram”, disse Moura Brasil.
A mudança de regras e os cortes na liberação de créditos, por parte da Caixa Econômica Federal, após a derrota de Bolsonaro; o bloqueio do acesso ao aeroporto de Viracopos por bolsonaristas; e a saída do deputado Alexandre Frota (PROS-SP) da equipe de transição também foram assuntos da Live UOL.
Felipe Moura Brasil e Madeleine Lacsko debatem os principais assuntos do país diariamente, das 14h às 15h, com transmissão ao vivo nos perfis do UOL no YouTube, no Facebook e no Twitter.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Por favor, tente novamente mais tarde.
Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso
Felipe Moura Brasil
Felipe Moura Brasil
Felipe Moura Brasil
Felipe Moura Brasil
Felipe Moura Brasil
Felipe Moura Brasil
Felipe Moura Brasil
Felipe Moura Brasil
Felipe Moura Brasil*
Felipe Moura Brasil
Felipe Moura Brasil