Bolsonaro teria mais dificuldade no 2º turno para atrair oposição, diz VP do IDEA – JOTA

0
113

GPS eleitoral
Cila Schulman avalia que nestas eleições haverá pouca renovação no Congresso
O cenário não é favorável para o presidente Jair Bolsonaro (PL) no caso de haver segundo turno, avalia Cila Schulman, vice-presidente do instituto de pesquisa IDEA. “Os votos que estarão disponíveis são de oposição. E não vejo políticos do ‘centrão’ ou outros trabalhando por ele”, disse durante o GPS Eleitoral, programa do JOTA, em parceria com o Inteligência Financeira, que, neste domingo, acompanha ao vivo os rumos das eleições.
Ainda sem definição sobre o resultado da disputa à presidência da República, os resultados parciais e as pesquisas de intenção de voto indicam chances de reeleição dos atuais governadores em grande parte dos estados.
“Cerca de 20 governadores terão chance de se reeleger, agora ou em segundo turno. Curiosamente, boa parte deles melhoraram de avaliação ao se afastar do presidente, especialmente durante a pandemia, quando alguns que eram aliados passaram a fazer oposição. Esse foi o caso de Romeu Zema, em Minas Gerais”, avaliou ela.
Ela observou que os candidatos à reeleição não colocaram Bolsonaro em campanhas na TV mesmo quando eram aliados, por exemplo. “O resultado para o presidente fica aquém do que ele poderia por estar ocupando o cargo, até porque todos os presidentes anteriores conseguiram se reeleger”, disse.
Schulman enxerga que estas eleições terão pouca renovação no Congresso, que poderia até ser a menor da história. “A bancada do PT deve crescer, mas as maiores bancadas serão do ‘centrão’”, disse.
Em relação a Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), que têm menos chances de eleição, o desempenho deles pode indicar qual deve ser o caminho deles daqui em diante. “Pelo tom da campanha, Ciro Gomes pode ir mais para a direita para fazer oposição ao Lula, o que é surpreendente”, disse.
Neste sábado (1/10), as pesquisas mostravam uma indefinição quanto ao terceiro colocado. “Já Tebet poderá atingir o objetivo de ultrapassar Ciro e fica em uma boa oposição para assumir cargos no governo, mas o partido dela é dividido, o que pode ser delicado”, apontou.
new RDStationForms(‘marketing-inscricao-em-ultimas-noticias-cobertura-eleicoes-2022-fae2910df3d78333a3f0’, ‘UA-53687336-1’).createForm();
Letícia Paiva – Repórter em São Paulo, cobre Justiça e política. Formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo. Antes do JOTA, era editora assistente na revista Claudia, escrevendo sobre direitos humanos e gênero. Email: [email protected]
Compartilhe
Tags
Segurança nas eleições
Décimo primeiro episódio da série de vídeos promovida pelo JOTA fala sobre o surgimento do teste biométrico
| Eleições 2022
Eleições 2022
Governador tucano de São Paulo, que ficou em terceiro lugar, com 18,40% dos votos, adere à campanha bolsonarista
| Eleições 2022
Eleições 2022
Limite de gastos é 50% maior do que os gastos permitidos para o primeiro turno por candidato
| Eleições 2022
Liminar
Decisão ordena publicações sejam suspensas até o julgamento final da ação, sob pena de multa diária de R$ 10 mil
| Eleições 2022
Eleições 2022
Petista sofre pressão para assumir compromisso com o fiscal; presidente quer potencializar ‘risco PT’ e acelerar pagamentos de auxílios
| Análise
Eleições 2022
Quarto colocado no pleito, candidato cearense divulgou posicionamento em favor do postulante do PT
| Eleições 2022

source

Leave a reply