Bolsonaro trabalhou somente 24 minutos por dia depois das eleições – Congresso em Foco
Presidente Jair Bolsonaro reduziu ritmo de trabalho após o primeiro turno das eleições. Foto: Isac Nóbrega/PR
agenda do presidente
Caio Matos
12.11.2022 08:16 10
Temas
Tags
Receba por
Do dia 1º de outubro — véspera do primeiro turno das eleições — até essa quarta-feira (9), o presidente Jair Bolsonaro (PL) trabalhou somente cerca de 24,25 minutos por dia. Dos 40 dias consultados, o presidente só teve compromissos em 11 deles. O levantamento foi feito pelo Congresso em Foco, com base nas agendas oficiais do presidente da República que foram divulgadas.
Ao todo, o presidente trabalhou 16 horas e 10 minutos no período, equivalente a duas jornadas de oito horas praticadas pela maioria da população empregada. Nas agendas de Bolsonaro, o compromisso mais longo teve seis horas de duração: sua participação no círio de Nazaré, em Belém (PA), no dia 8 de outubro, visto por muitos como um ato de campanha.
Já no dia 5 de outubro, o único compromisso do presidente foi uma reunião de 10 minutos com Renato de Lima França, subchefe para Assuntos Jurídicos da Secretaria-Geral da Presidência da República. A agenda não divulga qual foi o tema do encontro.
Leia também
Após o segundo turno, realizado no dia 30 de outubro e que consagrou a vitória de Lula (PT) sobre Bolsonaro, na agenda do presidente só consta um evento realizado no Palácio do Planalto. Todos os outros compromissos foram feitos no Palácio da Alvorada, a residência oficial.
Em compromissos oficiais, o dia 1º de novembro foi o que Bolsonaro mais teve atividade. Pela manhã, o presidente teve um encontro com Wagner Rosário, Ministro da Controladoria-Geral da União; e outro com os ministros da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira; da Justiça, Anderson Torres, e com o advogado-geral da União (AGU), Bruno Bianco Leal. Na tarde do mesmo dia, Bolsonaro se encontrou com os ministros em outra oportunidade. Nesse dia, o presidente somou duas horas e 30 minutos de trabalho.
Do dia 31 de outubro até o dia nove de novembro, Bolsonaro trabalhou sete, uma média de 42 minutos por dia. Para efeitos de comparação, os estagiários que trabalham na Presidência da República são contratados para jornadas de 6h diárias.
Em comparação aos 40 dias anteriores ao primeiro turno, Bolsonaro reduziu o ritmo de trabalho em 60%. Entre os dias 22 de agosto e 30 de setembro, o presidente teve compromissos em 28 dias. Ao todo, Bolsonaro trabalhou 41 horas e 40 minutos no período, uma média de uma hora e dois minutos por dia.
A agenda do presidente também foi mais diversa no período, com vários eventos fora de Brasília e deslocamentos para atender compromissos inclusive no exterior, como a ida para o funeral da Rainha Elizabeth II, no dia 18 de setembro. Os despachos realizados na residência oficial foram raros, ocorrendo somente em cinco dias.
O Congresso em Foco entrou em contato com a Secretária de Comunicação da Presidência da República, mas não obteve retorno até o momento. O espaço segue aberto para eventuais manifestações.
Autoria
Caio Matos Repórter. Formado em jornalismo pela Universidade Paulista (Unip). Trabalhou na Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) e nas assessorias de comunicação da Casa Civil da Presidência da República e da Codeplan.
Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.
Seja Membro do Congresso em Foco
Destaques
Relacionadas
Prêmio Congresso em Foco
Blog do Sylvio
Colunistas
Últimas Notícias
Receba por
Perspectivas exclusivas e a melhor análise do poder
Receba o melhor do Congresso em Foco no e-mail. Inclui Resumo da Semana, aos sábados e Agenda do Poder, às segundas.
Receba notícias também via
Não venderemos ou distribuiremos seu endereço de e-mail a terceiros em nenhum momento. Veja nossa política de privacidade.
Assine nossa newsletter
Digite o seu email e receba gratuitamente todos os dias nosso boletim eletrônico com as principais publicações do Congresso em Foco.
Quer receber as nossas notícias no Whatsapp?
Adicione o nosso número (61-99435-9758) à sua lista de contatos e envie uma mensagem com a palavra “cadastrar”. Na era das fake news, compartilhe notícias de verdade publicadas com a credibilidade de quase duas décadas do Congresso em Foco.
Quer receber as nossas notícias no Telegram?
Acesse o link https://t.me/congressoemfocotelegram. Na era das fake news, compartilhe notícias verdadeiras publicadas com a credibilidade de quase duas décadas do Congresso em Foco.
Receba nosso aviso de publicação
Seja avisado na hora sobre as nossas publicações. Ative o sino para receber as notificações em sua tela.