Bolsonaro vence Lula na disputa pelo Senado e elege dobro de candidatos – Metrópoles

0
57


02/10/2022 22:18,atualizado 02/10/2022 22:20
O presidente Jair Bolsonaro (PL) saiu vitorioso nas disputas estaduais para uma cadeira no Senado Federal. Das 27 vagas disponíveis, uma por unidade da Federação, o chefe do Executivo conseguiu eleger 16 candidatos aliados, somando o dobro de parlamentares eleitos no comparativo com seu algoz na disputa presidencial, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O petista teve um desempenho abaixo do esperado nas urnas, tanto no cenário presidencial quanto nas vagas em disputa para o Senado. Conforme o Metrópoles mostrou, com base nas pesquisas de intenção de voto para o Legislativo, a expectativa era de que Lula conseguisse eleger, pelo menos, nove candidatos.
Confira os candidatos apoiados por Lula eleitos para o Senado: 
Bolsonaro, por sua vez, teria desempenho semelhante, caso as projeções eleitorais se confirmassem. O atual presidente, contudo, conseguiu eleger sete senadores a mais que o previsto. Deste montante, seis são ex-ministros de seu governo – Tereza Cristina (PL-MS), Damares Alves (Republicanos-DF), Marcos Pontes (PL-SP), Rogério Marinho (PL-RN), Jorge Seif (PL-SC) e Sergio Moro (União-PR).
Além deles, também foram eleitos o vice–presidente Hamilton Mourão (Republicanos-RS), o ex-senador Magno Malta (PL-ES), os deputados federais Alan Rick (União-AC) e Hiran Gonçalves (PP-RR). Há, ainda, os reeleitos: Wellington Fagundes (PL-MT), Romário (PL-RJ) e Wilder Morais (PP-GO).
Outros três nomes eleitos pertencem ao União Brasil, que integra o chamado Centrão, são eles: Efraim Filho (PB); Dorinha (TO); e o ex-presidente do Senado Federal e candidato à reeleição, Davi Alcolumbre (AP).
Nas eleições deste domingo (2/10), o PL, do presidente Jair Bolsonaro, conseguiu eleger oito senadores. Destes, dois para um segundo mandato. O segundo partido que conseguiu vaga no senado de 2023, foi o União Brasil. Logo atrás, em terceiro lugar, o PT, do ex-presidente Lula, fez quatro senadores.
Há quatro anos, as bancadas do MDB, Rede e PP foram as que mais elegeram senadores. Neste ano, o MDB conseguiu emplacar apenas um único nome, enquanto a Rede e o PP não conseguiram indicar parlamentares na Casa Alta.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.
Helena, matriarca da família Camargo, não costuma falar do relacionamento do sertanejo, mas dessa vez teceu elogios ao casal
Fabrício, revelado pelo Gama, sugere que “passem o carro por cima da cabeça para o país não ter mais despesas com esses vermes”
A trama, que faz sucesso nas telinhas, chega ao fim nesta semana. Os atores interpretam o par romântico Filó e Zé Leôncio
Dos mais de 2,2 milhões de eleitores esperados para comparecer às urnas nesse domingo (2/10), 387.096 não participaram do processo eleitoral
O ex-presidente, considerado responsável pela reestruturação administrativa do clube, será deputado federal pelo PSB
Todos os direitos reservados

source

Leave a reply