Bombig: Ipec mostra que Bolsonaro não soube aproveitar 'ventos favoráveis' – UOL Confere
Colaboração para o UOL, em São Paulo
10/10/2022 20h40
A pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (10) mostrou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com uma vantagem de 10 pontos percentuais nos votos válidos sobre Jair Bolsonaro (PL). Enquanto o petista apareceu com 55% das intenções de votos, o atual presidente ficou com 45%. Para o colunista do UOL Alberto Bombig, os números mostram que Bolsonaro não soube aproveitar os “ventos favoráveis” que sopraram na reta final do 1º turno das eleições.
“Bolsonaro deu duas derrapadas nesse começo e não soube aproveitar um vento favorável que soprou na virada do 1º para o 2º turno. A fala dos nordestinos é um desastre, o Lula soube capitalizar e a Simone Tebet ajudou bastante”, disse durante o programa Análise de Pesquisas.
Bombig ainda apontou para o fato de a campanha de Lula ter adotado um tom mais agressivo durante o 2º turno. Ele citou a propaganda do petista em que Bolsonaro aparece dizendo que comeria carne humana e também o uso da imagem do atual presidente na maçonaria naquilo que chamou de “guerra religiosa”.
Durante o programa, Bombig fez questão de ressaltar que a eleição não acabou e que Bolsonaro pode se recuperar, mas frisou que o resultado da pesquisa é ótimo para Lula.
“A pesquisa reflete que o Lula pelo menos se manteve na mesma posição de liderança nas pesquisas que é o que interessa para ele. É uma volta a menos na corrida e o Bolsonaro perdeu esse vento favorável da virada do 1º para o 2º turno”.
O colunista do UOL, José Roberto de Toledo, afirmou durante o Análise de Pesquisas que o último levantamento do Ipec pode não ter medido com exatidão o potencial bolsonarista no pleito.
“Está estável e é bom para o Lula, mas há sinais de que existe um potencial de eleitores bolsonaristas que não se materializaram ainda nessa pesquisa. Bolsonaro está no jogo”, afirmou José Roberto de Toledo.
Ele ainda destacou que o cenário estável beneficia Lula por ser uma semana a menos de campanha em que a distância entre os candidatos continua grande. São 10 pontos de distância faltando apenas 20 dias para as eleições.
Por outro lado, ele apontou para uma parcela do eleitorado de Bolsonaro que está “escondido” e pode colocar o atual presidente na disputa, assim como aconteceu durante a reta final do 1º turno.
Outro ponto abordado por José Roberto de Toledo é a de que a situação financeira do eleitor tem maior peso na hora de decidir o voto e, por isso, Lula deve explorar mais essas questões em sua campanha. O colunista do UOL afirmou que o eleitor está mais interessado em saber em auxílios, salário mínimo com aumento real e políticas de emprego do que em falas do passado do presidente Bolsonaro.
“Esse tipo de coisa é muito mais interessante para explorar na campanha e nos debates. Acho que interessa muito mais ao Lula discutir salário mínimo do que discutir canibalismo”, disse.
O Análise de Pesquisas vai ao ar sempre após a divulgação de pesquisas Ipec ou Datafolha para presidência da República.
Quando: toda semana após divulgação de pesquisa Ipec ou Datafolha.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. Veja a íntegra do programa:
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