Bombig: Tentativas de golpe não vão acabar quando Lula tomar posse – UOL Confere

0
66

Colaboração para o UOL, em Salvador
22/11/2022 20h06
Durante sua participação no Análise da Notícia de hoje, o colunista do UOL Alberto Bombig analisou a ação que o PL enviou ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pedindo a anulação dos votos proferidos em 279 mil urnas eletrônicas, cerca de 59% do total usado no segundo turno das eleições presidenciais. Questionado no programa sobre quando as tentativas de golpe irão se encerrar, Bombig afirmou que não acredita em uma pacificação dos ânimos mesmo após a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Eu acho que (as manifestações golpistas) vão se estender por muito tempo. Não sou dos mais otimistas. Tem gente dizendo que quando Lula tomar posse isso acaba, eu acho que não.[…] Lula tem que ter muito cuidado para não alimentar essas teorias de alguma maneira”, afirmou o colunista.

Bombig avaliou de forma positiva a resposta do ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, à ação do PL. Mais cedo, o magistrado do STF (Supremo Tribunal Federal) cobrou que o partido do presidente Jair Bolsonaro apresente dados que englobem o resultado também do primeiro turno em até 24 horas, soba pena da ação ser indeferida no tribunal. Segundo Moraes, os mesmos equipamentos questionados pelo PL foram nos dois turnos da eleição e, por isso, o questionamento ao funcionamento das urnas também deve incluir o primeiro turno.
“Eles (PL) vão passar um vexame de ter que refazer a petição ou eles vão dar isso por encerrado. Talvez pode ser até uma estratégia do Valdemar (Costa Neto), mas respondendo objetivamente à pergunta, isso não acaba enquanto a economia não voltar a andar e o país não voltar a recuperar o emprego”, acrescentou o jornalista no comentário.
Ainda durante o programa, o colunista confessou que não acredita no fim dos protestos organizados por manifestantes bolsonaritas ao redor do país. “Acho que isso vai se reduzir a grupos mais radicais, não que esses não sejam, mas de alguma maneira está um pouco inflamada a situação. Acho que, se o Brasil retomar um caminho de crescimento, se o Lula conseguir montar uma base de apoio que dê menos turbulência e se ele conseguir pacificar a relação com o STF, a tendência é que isso diminua, mas não tenho esperança que seja no dia primeiro não, que ele toma posse, o Bolsonaro vai embora e isso se resolve”, concluiu.
O Análise da Notícia vai ao ar às terças, quartas e quintas, às 19h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Por favor, tente novamente mais tarde.

Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Ainda não é assinante? .
Se você já é assinante do UOL, .
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

source

Leave a reply