Botafogo visita o São Paulo, adversário direto na luta por uma vaga na Libertadores – Extra

0
120

Sonhando com uma vaga na Libertadores, o Botafogo tem neste domingo, contra o São Paulo, às 16h, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro, um confronto direto. Ambos os times têm 40 pontos, mas o alvinegro é o nono colocado, enquanto a equipe paulista está na décima posição. O América-MG, em oitavo, soma 42.
O Brasileirão, diante do quadro apresentado pelas finais da Copa do Brasil (Flamengo x Corinthians) e Libertadores (Flamengo x Athletico) tem real possibilidade do G6 virar G8.
No momento, segundo levantamento do Bola de Cristal, ferramenta dos jornais EXTRA e “O Globo”, São Paulo e Botafogo têm, respectivamente, 29,2% e 22,3% de chances de se classificar para a Libertadores. Um dos motivos que explicam a maior probabilidade do tricolor é o fato de ter uma partida a menos — enfrenta o Coritiba no dia 20, pela 29ª rodada.
— Existe a sequência de jogos, os adversários (para avaliar as probabilidades a longo prazo). A vitória sobre o América-MG teve um peso maior do que vencer o Avaí — disse o matemático Gilcione Nonato, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Porém, se no momento alvinegros e tricolores estão empatados em número de pontos e com possibilidades parecidas, no início da competição os planejamentos montados foram completamente diferentes. De um lado, o treinador Rogério Ceni adotou o discurso de que priorizaria o Brasileirão para conseguir uma vaga na Libertadores. Do outro, a diretoria do Botafogo, que passou por uma reformulação completa e que ainda está em andamento, afirmou que a meta era apenas permanecer na Série A.
Conforme a temporada foi se desenrolando, algumas portas foram abertas para ambos os times. Antes “desprezadas”, os torneios eliminatórios chegaram perto de coroar o ano do São Paulo. Além do vice na Sul-Americana, o tricolor chegou até a semifinal da Copa do Brasil.
No Botafogo, a sensação é de que foram algumas temporadas em 2022. Instável desde as primeiras rodadas do Brasileirão, o alvinegro parece ter encaixado com os reforços que chegaram na segunda janela de transferências, como Adryelson, Marçal, Eduardo e Tiquinho Soares. O centroavante, aliás, é a principal arma do time para chegar ao gol tricolor no Morumbi. Jeffinho, outra peça que tem sido muito importante, está suspenso. Victor Sá deve ser o substituto.
Com a ideia de uma gestão profissional, o Botafogo acumulou erros e acertos. No entanto, uma vaga na Libertadores seria a cereja do bolo para o primeiro ano de SAF sob o comando de John Textor. Por outro lado, a competição pode acabar por atrapalhar os planos do americano de uma pré-temporada nos Estados Unidos, já que a Pré-Libertadores deve começar em janeiro.

source

Leave a reply