Botafogo x Crystal Palace: O que muda na internacionalização da marca para os clubes? – UOL Esporte

0
72

03/12/2022 16h14
Botafogo e Crystal Palace são considerados “irmãos” e tornaram-se Sociedade Anônima do Futebol (SAF) por meio da compra da holding de John Textor, a Eagle Football. Enquanto o Botafogo foi adquirido em dezembro de 2021, os Eagles, como são chamados, foram comprados em agosto de 2021.

Nesta quinta-feira, o clube inglês informou que mais de mil torcedores do Botafogo já garantiram presença para o amistoso. A equipe carioca fez seu primeiro jogo-treino em território londrino durante e venceu o Charlton por 4 a 2.
Para especialistas em marketing esportivo, o processo de internacionalização entre os clubes tem um caminho longo e duradouro, mas se feito com planejamento estratégico, pode trazer resultados.

– Internacionalização de marca é um processo que leva tempo e exige três elementos principais: presença do time, transmissão de jogos durante a temporada e venda de produtos. Ainda é pouco, precisa haver frequência, mas é um começo e um sinal de como o modelo de Multi Club Ownership pode proporcionar sinergia entre os times e colaborar nesse sentido – enaltece Armênio Neto, especialista em novos negócios do esporte.

Em dezembro de 2021, quando o Botafogo foi comprado por John Textor, o clube carioca e o Crystal Palace já tinham trocado afagos nas redes sociais, com torcedores fazendo publicações, como a águia inglesa, símbolo do clube inglês, carregando a estrela solitária.

Torcida do Botafogo deu show em Londres (Vítor Silva/Botafogo)
– Vejo como o início de um movimento que começou lá atrás e agora se estendeu para um confronto entre os clubes. É possível se criar uma parceria entre os clubes envolvidos gerando uma legião de novos torcedores para todos eles, ainda mais em tempos de redes sociais onde marcas e fãs se conectam de forma muito rápida – afirma Renê Salviano, especialista em marketing esportivo e CEO da Heatmap.

– Esse é o tipo de evento que gera repercussão, pois nós estamos falando de dois clubes de camisa, times tradicionais que agora vão se enfrentar e possuem em comum o mesmo investidor. Esse amistoso, com transmissão do SBT, gera, no mínimo, a curiosidade do público. É válido dizer que se não fosse pelo investidor, acho que dificilmente existiria esse jogo, seria impensável. O ineditismo da partida gera interesse das pessoas em assistir ou passar pelo canal para entender o que está acontecendo -aponta Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports e especialista em marketing esportivo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Por favor, tente novamente mais tarde.

Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Ainda não é assinante? .
Se você já é assinante do UOL, .
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

O Praia Clube recebeu o Osasco na noite desse sábado (03), na Arena Dentil, em jogo válido pela 8ª rodada da…
Neste sábado (3), comemora-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Em referência a data, o Cruzeiro…
Mesmo com a eliminação, a Austrália lutou até o fim e incomodou a poderosa Argentina pelas oitavas de finais da…
A Argentina venceu mas sofreu para eliminar a Austrália neste sábado por 2 a 1. Na partida, o atacante Lautaro…
Mesmo cortado da Copa do Mundo por conta de uma lesão no joelho, Gabriel Jesus não escapou de uma dura crítica de…
Apesar da eliminação da Austrália, o técnico Graham Arnold disse estar orgulhoso de sua seleção, que fez uma boa…
Com uma lesão no joelho direito, Gabriel Jesus está fora da Copa do Mundo. O atacante se despede da Seleção…

source

Leave a reply