Brasileiro vence prêmio internacional de fotografia esportiva com imagem de Ana Marcela Cunha em Tóquio – MediaTalks

0
107

Londres – O fotógrafo brasileiro Jonne Roriz conquistou o primeiro lugar na categoria Esportes em Ação do Siena International Photo Awards, um dos mais importantes prêmios de fotografia do mundo, que anunciou as fotos premiadas nesta segunda-feira.
A imagem, que ganhou o nome de “Procurando Nemo”, combina força e delicadeza mostrando um peixinho saltando da água enquanto a medalhista de ouro olímpica Ana Marcela Cunha dá vigorosas braçadas no mar em sentido oposto na final dos 10km de natação em mar aberto nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. 
Brasileiros brilharam também diante das câmeras, retratados por fotógrafos de outros países em competições de surfe, marcha atlética e equitação. 
Jonne Roriz, que vive em São Paulo, acumula mais de 40 prêmios nacionais e internacionais em seus 22 anos experiência em fotografia editorial.  
Ele atua em diversos ramos da fotografia, como fotojornalismo, esportes, natureza e estilo de vida. Já cobriu Jogos Olímpicos e Copas do Mundo em vários países e desastres naturais, incluindo o furacão Katrina em Nova Orleans em 2006, e terremotos no Haiti e no Chile.
A foto vencedora do Siena Photo Awards foi premiada também no Worlds Sports Photography, no Istambul Photo Awards e Pictures of the Year – Reynolds Journalism Institute. Ela passou a integrar a coleção do Instituto Moreira Sales.
Roriz contou que a foto registra um momento histórico, que foi a vitória da Ana Marcela Cunha e a conquista da medalha de ouro para o Brasil durante os jogos Olímpicos em Tóquio.
“Fico honrado em receber esse reconhecimento do Siena International Photo Awards 2022 e feliz em colocar o Brasil na lista dos países premiados, junto com fotógrafos europeus e americanos.
A cada prêmio conquistado por essa foto conseguimos eternizar esse momento em canais que valorizam o esporte, o jornalismo e a fotografia”.
Além da nadadora Ana Marcela Cunha, mais três atletas brasileiros foram retratados nas fotos premiadas na categoria Esportes no Siena Photo Awards 2022.
Duas delas receberam Menções honrosas e uma foi selecionada como Trabalho Notável.
Ieda Guimarães, da Equipe Brasil, montando Caleansiena YH, cai no Salto de Hipismo do Pentatlo Moderno Feminino no 14º dia dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
O surfista brasileiro de ondas grandes Lucas Chianca “Chumbo” desce um paredão durante o ‘Tudor Nazare Tow Surfing Challenge,  na Praia do Norte, em Portugal. Ele foi clicado pelo português Octavio Passos. 
O oceano se ergue atrás dele como uma parede impenetrável e a figura do atleta parece insignificante diante da onda gigante. A luz do sol quebra na crista da onda, criando reflexos âmbar.
A foto premiada mostra o brasileiro Lucas Mazzo, que  perdeu o olho direito em 2009, quando tinha 15 anos, após ser ‘baleado’ em uma partida de paintball.
Para comemorar a participação no RaceWalk 20 km nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, ele encomendou duas próteses oculares temáticas nas cores da bandeira brasileira.  
As imagens premiadas no Siena Photo Awards flagraram momentos de concentração, tensão e força em diversas modalidades de esportes.
A foto premiada com a segunda colocação no Siena Photo Awards registrou o nadador Caeleb Dressel, da equipe dos Estados Unidos, a caminho de vencer a final dos 100m borboleta masculino no Centro Aquático de Tóquio.
A água envolve seu corpo como um manto, criando um efeito óptico. “Sua cabeça, voltada para baixo e para frente, simboliza a forte determinação do atleta”, descreveu o fotógrafo. 
Valentine Holmes, do time de rugby Maroons, marca durante o terceiro jogo da série State of Origin Rugby League.
O jogo é entre os Queensland Maroons, assim chamados pela cor de suas camisas, e os New South Wales Blues, no Suncorp Stadium. A imagem capturada na Austrália foi contemplada com a terceira colocação no concurso de fotografia.
Denis Shapovalov, do Canadá, disputa uma partida contra Alexander Bublik, do Cazaquistão, durante o sexto dia do Mutua Madrid Open em La Caja Magica. A imagem premiada retrata o tenista como uma silhueta escura sobre o saibro vermelho.
Tara Davis, da equipe dos Estados Unidos, compete na final do salto em distância feminino dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. A imagem que ganhou menção honrosa mostra o final do salto, com a terra escura ao fundo.
Os cabelos em movimento e os músculos em contração dão ritmo à imagem e atraem o olhar do observador.

Leia também | Brasileiro é escolhido Fotógrafo de Esportes do Ano em concurso global com série sobre esportes radicais

Stefanos Tsitsipas, da Grécia, rebate contra Novak Djokovic, da Sérvia, durante a final de simples masculino no Aberto da França de 2021 em Roland Garros.
Iuliia Timoshinina, da Rússia, compete na Rodada Preliminar de Saltos da Plataforma 10m nas Olimpíadas de Tóquio 2020. O rosto da atleta reflete anos de trabalho duro, sacrifícios, determinação e sonhos. Atrás dela há gotas de água, “parecendo lágrimas de esperança”, disse Kanaris. 
O piloto britânico da Mercedes, Lewis Hamilton, e o piloto holandês da Red Bull, Max Verstappen, colidem durante o GP da Itália de Fórmula 1.
O hepta campeão mundial foi esmagado em seu Mercedes, mas acabou sendo salvo pelo halo, um sistema de proteção para a cabeça instalado no cockpit introduzido em março de 2018. 
A ginasta deste trio foi lançada ao ar e o fotógrafo registrou o momento. Ela confia em suas parceiras para pegá-la com segurança. As três atletas participaram do Campeonato Mundial de 2016.
A fotografia premiada mostra as gêmeas Anna Maria Alexandri e Eirini Alexandri, da Áustria, durante apresentação na fase preliminar da natação artística nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Seus rostos, maquiados e idênticos, parecem se fundir em uma única expressão de espanto antes de serem submersos pela água novamente.
O jockey Charles Bishop e seu cavalo Goring durante o Play 4 To Win At Betway Handicap no Hipódromo de Wolverhampton, na Inglaterra. Poeira e arbustos sobem sob os cascos do cavalo, criando uma atmosfera difusa.  
Declan Brooks, da equipe da Grã-Bretanha, salta em frente ao logotipo dos anéis olímpicos durante a competição da BMX Freestyle masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Sumire Kita, do Japão, compete na categoria individual de ginástica rítmica nas Olimpíadas de Tóquio 2020. Quando o atleta faz um movimento no ar, sua cabeça parece desaparecer atrás dos ombros. Cores quentes e linhas musculares nítidas destacam-se na foto premiada.
Um jovem surfista está curtindo uma das mais poderosas ondas do mundo, em Teahupoo, na Polinésia Francesa. Barats destaca o olhar do atleta: 
“O mais importante na foto não é a  técnica ou a curva perfeita da onda. É a incrível intensidade em seus olhos: quase podemos sentir sua concentração, sabendo que um erro pode ser mortal.”
O suíço Roger Federer aplica um backhand em sua partida contra Jeremy Chardy, da França, durante o Brisbane International em 2014, na Austrália.
Apenas o rosto e o peito do tenista se destacam contra um fundo completamente escuro. Seu olhar determinado está voltado para a bola fluorescente em primeiro plano. 
A foto premiada pelo júri mostra uma cena emocionante do esporte. A criança no centro da imagem, Qassem Muhammed, teve uma perna amputada em decorrência de uma  explosão que ocorreu em sua cidade. 
“No entanto, desejo e ambição ainda são seus companheiros de vida. Entre seus pares, ele parece estar pronto para marcar o gol de sua vida”, disse o fotógrafo. 
Marc-André Stegen, goleiro do Barcelona, ​​leva um gol de Leroy Sané, do Bayern de Munique, em um jogo da Champions League. 
A bola acaba na rede passando exatamente atrás da cabeça de Marc-André, criando uma incrível ilusão de ótica capturada pelo fotógrafo. 
As fotos premiadas na categoria Esportes do Siena International Photo Awards foram divulgadas pelos organizadores.

Leia também | Polarização animal: discórdia de gatos é a imagem vencedora do Comedy Pet Photo Awards
Concurso de foto pet fotografia de pets Animal Friends Comedy Pet Awards gatos 'sem cabeças' Reino Unido

Luciana Gurgel,
de Londres
Direitos autorais reservados. Reprodução do conteúdo integral não autorizada.
Reprodução do primeiro parágrafo autorizada desde que com link para a matéria original.

source

Leave a reply