Buemi supera Hughes e garante pole do eP de Diriyah 1 – Notícia de Fórmula E – Grande Prêmio

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A Fórmula E realizou a classificação para sua primeira rodada dupla da temporada 2022/2023, o eP de Diriyah, na manhã desta sexta-feira (27), e Sébastien Buemi levou a melhor para garantir a pole na corrida noturna, logo em sua segunda participação pela Envision. Na grande final, o piloto suíço bateu Jake Hughes, da McLaren, com o tempo de 1min09s435 — a diferença entre os dois foi de apenas 0s060. Sam Bird, eliminado pelo pole na semifinal, garantiu a terceira colocação.
Se a Jaguar fez um dia forte em Diriyah, o mesmo não pode ser dito da Maserati — que chamou atenção pela falta de sorte. A tradicional marca italiana, que incorporou a estrutura da Venturi na Fórmula E, teve um dia para ser esquecido — tanto Maximilian Günther quanto Edoardo Mortara bateram no muro e vão precisar de reparos para a corrida.
Entre os brasileiros, Lucas Di Grassi conseguiu se classificar ao mata-mata novamente após a pole na estreia e chegou até as quartas de final, quando acabou eliminado por Hughes. Sérgio Sette Câmara, por sua vez, também chegou a sonhar com a classificação — mas acabou eliminado na reta final do Grupo B.
A primeira corrida do fim de semana da Fórmula E no circuito árabe está programada para acontecer às 14h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo do BandSports e cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.
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Dan Ticktum foi o primeiro piloto a registrar um tempo no Grupo A, com 1min12s219, mas rapidamente foi caindo na tabela após os competidores saírem para a pista. Com sete minutos para o fim da atividade, quando todos já tinham completado pelo menos uma volta, Maximilian Günther foi direto na barreira de proteção com sua Maserati e causou a interrupção do treino por uma bandeira vermelha.
Neste momento, Sacha Fenestraz era o líder do grupo com o tempo de 1min11s169, seguido por Jake Hughes, Edoardo Mortara e António Félix da Costa na zona de classificação. Oliver Rowland, Ticktum, Norman Nato, Nick Cassidy, Jake Dennis, Günther e Lucas Di Grassi ocupavam as outras posições.
Quando a classificação enfim foi retomada, Hughes marcou 1min10s988 e tomou a ponta. Dennis e Di Grassi também aproveitaram, ocupando as duas posições seguintes, enquanto Fenestraz conseguiu se manter em quarto num primeiro momento. Logo em seguida, entretanto, Ticktum fez 1min10s792 e passou a liderar o Grupo A.
Companheiro de Di Grassi, Rowland enfim entrou na zona de classificação com pouco mais de dois minutos para o fim do treino, com 1min10s600, tirando justamente o companheiro Di Grassi das quartas de final. O brasileiro, entretanto, se recuperou logo em seguida e voltou ao top-4, assim como Da Costa — como resultado, Hughes e Dennis foram imediatamente expulsos da zona de classificação.
Tentando desesperadamente sair da penúltima colocação, Mortara perdeu o controle do carro e atingiu a barreira de proteção com força na traseira, danificando consideravelmente sua Maserati — que não viveu um bom dia em Diriyah.
No fim, com a bandeira quadriculada já sendo agitada, Hughes tomou a primeira posição novamente com um tempo muito forte de 1min10s269, seguido por Rowland, Ticktum e Di Grassi — que entrou no top-4 no último momento possível. Cassidy, Dennis, Da Costa, Nato, Fenestraz, Mortara e Günther foram eliminados.
A responsabilidade de abrir os trabalhos no Grupo B ficou a cargo de Sam Bird, que marcou 1min17s072 em sua primeira tentativa. Sérgio Sette Câmara e Kelvin van der Linde rapidamente superaram o tempo do britânico, com o brasileiro em primeiro após registrar 1min11s489.
Mitch Evans colocou a outra Jaguar na quarta colocação, logo atrás do companheiro de equipe, antes de ser retirado do top-4 por Wehrlein. Bird até conseguiu tomar a ponta em seguida, mas Buemi marcou 1min10s402 e tirou o posto do inglês. René Rast também passou a fazer parte da disputa e entrou na zona de classificação diretamente em terceiro, expulsando Sette Câmara do grupo.
Na metade da sessão, com seis minutos para o fim, a ordem era a seguinte: Buemi, Bird, Evans e Rast se classificavam, enquanto Wehrlein, Jean-Èric Vergne, Sette Câmara, André Lotterer, Stoffel Vandoorne, van der Linde e Nico Müller — este sem tempo registrado — ocupavam as demais posições.
Wehrlein rapidamente entrou no grupo dos classificados com 1min10s546, o suficiente para alcançar a segunda posição e tirar Rast da zona de classificação. O top-4 ainda sofreu duas alterações em sequência, com Vergne e Lotterer tomando as posições de Bird e Evans, respectivamente. Buemi baixou ainda mais seu tempo, marcando 1min10s349, e abriu 0s197 para o alemão da Porsche.
Sette Câmara marcou 1min10s598 e assumiu a terceira colocação com dois minutos para o fim, o que tirou Lotterer do grupo de classificados. Os pilotos, entretanto, guardaram o melhor para o final. Rast assumiu a ponta momentaneamente, mas Bird tomou o primeiro lugar já depois da bandeirada com 1min09s942, melhor tempo do fim de semana até ali.
Buemi melhorou novamente e marcou 1min10s231, enquanto Evans anotou 1min10s245 para se manter atrás do suíço. Em seguida, Sette Câmara viu Wehrlein e Rast superarem seu melhor tempo e acabou ficando de fora do mata-mata, na sexta posição de seu grupo.
Bird, Buemi, Evans e Rast se classificaram para as quartas de final no Grupo B, enquanto Werhlein, Sette Câmara, Vergne, Lotterer, Vandoorne, van der Linde e Müller acabaram eliminados.
No primeiro mata-mata do dia, melhor para o piloto da NIO: Ticktum marcou 1min09s592, o suficiente para superar o britânico Rowland, que não conseguiu passar de 1min10s114.
O segundo duelo do dia reservou um embate entre juventude e experiência na Fórmula E. No fim, melhor para o novato Hughes, que conseguiu registrar 1min09s713 e superou o brasileiro, eliminado com 1min10s052.
Evans e Buemi fizeram um duelo de peso logo depois, e o suíço da Envision levou a melhor: Mitch cruzou a linha de chegada primeiro, com 1min10s039, mas não foi o bastante para bater o tempo do campeão de 2015/2016: 1min09s790 e classificação garantida para a semifinal.
No último duelo das quartas de final, Rast trouxe um desafio e tanto para Bird: marcou 1min09s729 e causou preocupação na Jaguar, mas o britânico conseguiu anotar 1min09s558 para se garantir na semifinal.
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No duelo que definiu o primeiro finalista do dia, Hughes levou a melhor sobre Ticktum e cruzou a linha de chegada com 1min09s779. Tentando forçar ao máximo, o piloto da NIO perdeu a traseira na última curva e precisou salvar o carro, perdendo muito tempo. No fim, terminou com 1min10s246.
Em combate direto entre dois carros com trens de força da Jaguar, melhor para a equipe cliente: Buemi marcou 1min09s366 e despachou Bird, que não conseguiu passar de 1min09s462.
Na grande final da classificação em Diriyah, mais um duelo entre juventude e experiência. Após eliminar Di Grassi, Hughes cruzou a linha de chegada primeiro e marcou 1min09s495 — o problema foi que Buemi registrou 1min09s435, superou o britânico por apenas 0s060 e garantiu sua primeira pole pela Envision.

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